O evento Transformar Juntos 2024 é uma iniciativa do Sebrae Nacional que reúne diversos atores responsáveis pela transformação da realidade local, autoridades municipais e estaduais; gestores públicos; agentes de desenvolvimento; lideranças locais e, é claro, o Sebrae. Neste ano, o evento ocorrerá em Brasília, nos dias 09, 10 e 11 de julho no Centro de Convenções Brasil 21.
O evento conta com uma programação composta por casos de sucesso, palestras, oficinas, trocas de experiências e construção de redes em prol do desenvolvimento sustentável do país, e a Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR promove uma caravana para prestigiar as práticas da ação.
A caravana tem como objetivo promover um ambiente de capacitação, atualização sobre as novas leis e perspectivas do mercado, networking e troca de experiências entre os participantes, trazendo boas práticas para serem implantadas nos municípios da região. A caravana é composta por prefeitos, agentes de desenvolvimento territorial, secretários estaduais e municipais, equipes de compras públicas dos municípios e Rede Sim (a Rede de Simplificação que é composta pela Secretaria de Fazenda, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária Estadual, Conselho Regional de Contabilidade e Receita Federal).
Para tanto, promove-se o debate e a troca de experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios, no âmbito das Compras Públicas de micro e pequenas empresas; Simplificação do ambiente de negócios; estímulo às economias portadoras de futuro com ações de Turismo, Sustentabilidade, Economia Criativa, Inovação e Energia; além de impulsionar a Educação Empreendedora no país.
O Sebrae-RR ainda apresentará o case de sucesso do “Empretec Para Refugiados”, seminário de metodologia da ONU e ofertado pelo Sebrae, que nesta edição, contou com parceria da ACNUR no seu desenvolvimento, na arregimentarão de migrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tivessem perfil empreendedor. A Analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Ana Gomes, abordará também dados sobre o cenário migratório em Roraima.
“Sabemos da importância da personalização de um produto como o Empretec para dar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos migrantes que vivem no Estado, oportunizando oportunidade que essas pessoas se vejam como agentes de mudança da sua realidade”, disse Ana Gomes.