O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) emitiu nesta segunda-feira, 11, uma Resolução estabelecendo a data de nova eleição para prefeito e vice-prefeito em Alto Alegre, para o próximo dia 28 de abril, bem como as regras para o pleito.
A medida se dá após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ter negado recurso do prefeito Pedro Henrique Machado e sua vice Simone Elisabete Friedrich, e determinado o afastamento imediato dos dois e a convocação de novas eleições.
Até aqui, dois pré-candidatos já aparecem para a disputa: o vereador Magrão, que tem o apoio do deputado estadual Renato Silva, do deputado federal Duda Ramos e das lideranças do seu partido o MDB; e Wagner Nunes, do Republicanos, que deverá ter um vice do Progressistas. Wagner deverá ter em seu palanque os senadores Mecias de Jesus e Hiran Gonçalves, além do governador Antonio Denarium.
Há ainda a possibilidade de um terceiro nome, apoiado por Flávio Lyra, Gaucho da Soja, Nethan Reis e o ex-deputado federal Ottaci.
Esse cenário temporário reflete a polarização da política roraimense: de um lado, Magrão, do MDB de Romero Jucá e Teresa Surita; e do outro, Wagner, apoiado por lideranças mais alinhadas ao grupo do governador Antonio Denarium.
Calendário eleitoral para Alto Alegre
A Resolução TRE-RR Nº 513/2024 determinou também o calendário eleitoral para o pleito do próximo dia 28 de abril.
Confira as datas:
29 de março até 02 de maio de 2024: Cartório da 3ª Zona Eleitoral funcionará
aos sábados, domingos e feriados;
21 a 26 de março de 2024: Convenções partidárias;
Até o dia 29 de março: Registro das candidaturas;
30 de março de 2024: Início da propaganda eleitoral;
28 de abril de 2024: Eleições suplementares
Gilvan Costa