Treinamento fortalece atuação de conselheiros indígenas de saúde em Roraima

Formação promovida pelo DSEI Leste e IBSAÚDE no Baixo Cotingo visa aprimorar atuação no controle social e na gestão da saúde indígena. – Foto: Divulgação | Controle Social do DSEI Leste

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste e o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE) promovem, até este sábado, 12, treinamento dos integrantes do Conselho Local de Saúde Indígena do Baixo Cotingo. A formação acontece no polo-base São Francisco, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e conta com o apoio do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI-LRR) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O objetivo é qualificar a atuação dos 49 conselheiros para o fortalecimento do controle social e da gestão da saúde indígena na região. A programação inclui temas como o funcionamento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), direitos dos povos indígenas, organização dos serviços e legislação da saúde indígena — sempre dialogando com os saberes tradicionais.

Segundo o vice-presidente do IBSAÚDE, Vinícius Medeiros, a atividade busca garantir que o conselho esteja bem preparado para exercer seu papel, visando fortalecer sua atuação no controle social e na gestão da saúde indígena na região. “Esse treinamento é fundamental para que o conselheiro possa realizar suas funções de forma eficaz, contribuindo para a melhoria da atenção à saúde nas comunidades. Com conhecimentos técnicos e conceituais, o conselho participa mais do planejamento, da avaliação e do monitoramento das ações de saúde”, destaca.

O IBSAÚDE é responsável pela contratação e manutenção das equipes multidisciplinares que atuam na atenção primária à saúde indígena. Cada polo-base conta com duas equipes, que conciliam práticas da medicina ocidental com os saberes tradicionais dos povos originários. Também são oferecidas formações continuadas para os profissionais da área.

Com 1.117 colaboradores, o DSEI Leste é uma das unidades vinculadas à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde. Desses, 430 são agentes indígenas de saúde e 300 atuam como agentes indígenas de saneamento — moradores das próprias aldeias e fundamentais no apoio às ações de saúde local.

Além da assistência médica, o convênio entre SESAI e IBSAÚDE também contempla melhorias em saneamento básico, como coleta e tratamento de esgoto e sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares. A proposta é garantir condições de vida mais dignas e saudáveis nos territórios indígenas, com uma abordagem integrada e permanente.

Sobre o DSEI Leste

O DSEI Leste de Roraima atende 66.528 indígenas. Essa população pertence a sete etnias diferentes, incluindo os povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Taurepang, Sapará e Wai-Wai. Está presente em 32 terras indígenas distribuídas em 11 municípios do estado e conta com 34 polos-base, oito subpolos e 11 etnorregiões administrativas. O deslocamento entre as comunidades é realizado por meios terrestres, fluviais e aéreos, utilizando 31 embarcações e uma ambulancha.

Fernanda Bagatini

Veja também

Topo