Turismo Inclusivo: ALE-RR apresentará projeto Turistea durante feirão em São Paulo

Atividade pioneira desenvolvida pelo Teamarr desde 2023, fortalece cadeia econômica do setor. – Fotos: Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

Servidores do Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participam de 21 a 23 de agosto da “2ª Edição do Feirão do Turismo 2025: Conheça o Brasil”, em São Paulo (SP), evento promovido pelo Ministério do Turismo.

Os detalhes e a importância da participação nacional do projeto idealizado no Programa de Atendimento Comunitário (PAC), que abrange o Teamarr, foram discutidos em reunião nesta quinta-feira (31), entre o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a presidente do PAC, deputada Angela Águida Portella (Progressistas) e o secretário do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Dantas.

Deputado Soldado Sampaio.

Esta participação, enalteceu Sampaio, trará mais benefícios para empresas do segmento de turismo, bem como às famílias atípicas. “Já fomos convidados a palestrar, levar nossa experiência para outros estados e agora com o foco voltado ao turismo. A equipe do Teamarr identifica, envolve, mobiliza essas pessoas, esses jovens, socializando, aproximando, interagindo e, ao mesmo tempo, vendendo a nossa capacidade turística”, complementou o presidente.

Implantado em 2023 pelo Centro de Acolhimento ao Autista, o Turistea é um projeto pioneiro da Assembleia Legislativa que promove vivências turísticas inclusivas para crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), atendidos pelo Teamarr. A iniciativa inclui capacitações para profissionais do turismo, com o objetivo de tornar Roraima um destino cada vez mais acessível.

Deputada Angela Águida.

Conforme a deputada Angela Águida, a ideia é multiplicar o alcance do Turistea que, desde sua implantação, tornou-se referência para instituições de ensino e empresas roraimenses.

“Nossa ideia é que possamos expandir as ações de conscientização desenvolvidas aqui em Roraima para o resto do país, para suprir são só a necessidade local, mas nacional. Para que a gente consiga fortalecer ainda mais essa conexão entre famílias atípicas, profissionais e empresas que acreditam na inclusão. Quando o turismo se torna adaptado, ele se torna consciente, ganha uma qualidade para atender a toda a população”, ressaltou.

Benefícios também ressaltados pelo secretário do Detur, Bruno Dantas. “O público autista que quer viajar, conhecer os roteiros e atrativos turísticos, vai encontrar em Roraima um celeiro de oportunidades, de trazer a família, visitar o nosso belo Estado e oportunizar para todo o nosso mercado a ampliação dos seus negócios com a inclusão desse público, com o selo que vai ser oferecido para as agências que participarem da capacitação, do próprio passaporte turismo Roraima, que já traz um roteiro exclusivo para o público TEA”, frisou.

Secretário do Detur, Bruno Dantas.

Teamarr

Inaugurado em 2022, o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima, oferece acolhimento, terapias e orientações a crianças e adolescentes com TEA, além de capacitação para familiares e profissionais da saúde.

A equipe multidisciplinar é composta por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, educadores físicos, terapeutas e pedagogos.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista.

Yasmin Guedes Esbell, com colaboração de Fernanda Fernandes

Veja também

Topo