Turismo Sustentável: Rodada de Negócios e palestra divulgam potencial de Roraima na BTM Fortaleza

São 20 rodadas, cada uma envolvendo 10 empresários do setor de diversos estados, proporcionando uma visão ampla das oportunidades que Roraima oferece. – Fotos: Ascom/Secult

O Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretariade Cultura), participou nesta quinta-feira, 24, de uma Rodada de Negócios na Brazil Travel Market (BTM), realizada em Fortaleza, onde apresentou o potencial turístico do estado.

O evento contou com 20 rodadas, cada uma envolvendo 10 empresários do setor de diversos estados, proporcionando uma visão ampla das oportunidades que Roraima oferece.

Durante a apresentação, o diretor do Detur (Departamento de Turismo de Roraima), Bruno Muniz, destacou as atrações que fazem de Roraima um destino único e imperdível por suas belezas naturais, como o Monte Roraima, um dos destinos mais emblemáticos do Brasil, famoso por suas formações rochosas e trilhas desafiadoras. O diretor também enfatizou a pesca esportiva no Baixo Rio Branco e na região do Município de Caroebe, uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos devido à qualidade das águas e à diversidade de espécies presentes.

Outro roteiro destacado na apresentação foi o Etnoturismo, atividade na qual Roraima é referência desde 2019, que oferece ao visitante a oportunidade de imersão na rica cultura das etnias que compõem o Estado de Roraima, um atrativo que combina turismo e preservação cultural.

“Hoje nós apresentamos o melhor de Roraima para mais de 200 empresários, operadores e agentes de todo o Brasil como forma de atrair mais visitantes para nosso estado”, disse Bruno.

Palestra

Ainda no primeiro dia da BTM, o diretor ministrou uma palestra intitulada “Gestão das IGRs de Roraima e as Perspectivas Frente ao Ecossistema de Regionalização da Amazônia”, dentro do encontro do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, falando dos desafios para consolidação do programa no estado.

Em sua fala, Bruno Muniz apresentou os segmentos prioritários para o turismo de Roraima, dentre eles o Turismo Desportivo, Turismo em Terras Indígenas, Turismo Rural, Turismo de Fronteira, Turismo Científico, Turismo de Pesca, Turismo de Eventos, Turismo de Aventura, Turismo de Observação de Aves e Turismo de Montanha, evidenciando o crescimento do setor, que em 2023 contribuiu com mais de R$ 22 milhões para a economia de Roraima, segundo dados da PNAD Turismo, divulgados recentemente pelo IBGE.

Além disso, os participantes conheceram parte das ações desenvolvidas pelo Detur para fortalecimento do setor, como a divulgação do Inventário da Oferta Turística, com base no crescimento da visitação, onde se identifica o potencial para investimentos nos diversos setores da economia do turismo.

Bruno apresentou dados que comprovam o crescimento do turismo em Roraima nas três regiões turísticas onde acontece a visitação: Brasil do Extremo Norte, Savana Amazônica e Águas e Florestas da Linha do Equador, tendo como base a atuação junto aos municípios para fortalecer e divulgar os roteiros existentes nas localidades que formam a região.

O estande de Roraima também foi muito procurado pelos visitantes da Feira, atraídos pelos belos roteiros que o destino oferece, com destaque para a Serra do Tepequém, no Amajari, que, depois do Monte Roraima, é um dos locais mais procurados pelos turistas que chegam a Roraima. O antigo garimpo de diamantes, com suas belas cachoeiras, encanta a todos que o conhecem, sendo uma das maiores atrações da região.

Para o secretário adjunto da Secult, Alex Ferreira, a participação do Detur na BTM Fortaleza visa não apenas promover Roraima como um destino turístico, mas também fortalecer parcerias e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado por meio do turismo.

“Roraima está cada vez mais se posicionando como uma promissora opção para turistas em busca de experiências autênticas e envolventes e para a atração de investimentos, e isso melhora a nossa economia, gerando emprego e renda para uma série de empreendimentos que se somam ao trade turístico”, finalizou.

Jacildo Bezerra

Veja também

Topo