Turismo sustentável: Roraima define plano estratégico de divulgação com adesão à plataforma Wikitravel

Portal foi criado para promover o desenvolvimento do turismo sustentável no mundo, em sintonia com a Inteligência Artificial. – Fotos: Divulgação

O Estado de Roraima vem atraindo cada vez mais atrações de turistas e operadores do Brasil e do mundo, que buscam conhecer os mistérios da terra de Makunaima. A gestão do turismo do governo de Roraima tem buscado estratégias para fortalecimento da marca Destino Roraima que constam do planejamento estratégico Roraima 2030.

Uma dessas ações foi a adesão pelo Departamento de Turismo ao Portal Wikitravel.ai que é um dos mais recentes projetos de Inteligência Artificial em desenvolvimento na TZ Systems, empresa associada à Schultz – A Marca do Turismo. A TZ Systems conta com uma equipe de profissionais experientes em tecnologia e turismo, dedicada a transformar sonhos em realidade.

O Portal foi criado para promover o desenvolvimento do turismo sustentável no mundo, em sintonia com a Inteligência Artificial, através de uma experiência rica em fotos, vídeos, textos e áudios, gratuito e sem barreiras linguísticas. A equipe do Departamento de Turismo inseriu informações sobre os destinos turísticos dos 15 municípios de Roraima na WikiTravel, sendo o primeiro do país a estar 100% contemplado na plataforma. Confira as informações neste link, citando o município que deseja conhecer.

A plataforma foi apresentada durante a participação da equipe do Departamento de Turismo no Salão Nacional, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 11 de agosto. A partir de então foi feita a adesão a inserção das informações com textos e fotos de todos os roteiros dos municípios. “A plataforma consegue levar o produto turístico Roraima de forma interativa e lúdica em diversos idiomas para todo o mundo”, segundo afirmou o diretor do Departamento de Turismo da SECULT, Bruno Muniz de Brito.

A plataforma consegue traduzir de forma dinâmica e instantânea as informações para 10 idiomas, atingindo diversos públicos em todo o mundo e o nosso papel enquanto instituição pública é oferecer essas informações, garantir a qualidade da experiência desse visitante a partir do conteúdo que vai ser apresentado. “Essa plataforma vai nos oferecer uma projeção internacional permitindo que Roraima e seus produtos turísticos possam receber cada vez mais visitantes de todas as partes do mundo”, destacou Bruno.

Uma recente divulgação da Pesquisa PNAD Turismo, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe dados animados para o segmento turístico de Roraima, que demonstram o sucesso das políticas de desenvolvimento do setor. Segundo o IBGE, o estado recebeu 19 mil viagens em 2023, o que gerou uma movimentação econômica significativa de cerca de R$ 21,4 milhões.

Esses resultados evidenciam o crescimento expressivo do turismo em Roraima e sua importância para a economia local. “Esse crescimento parte da projeção positiva do nosso Destino Roraima, que vai ser fortalecido a partir da nossa adesão a WikiTravel com a maior visibilidade no Brasil e no mundo”, finalizou o diretor.

Jacildo Bezerra

Veja também

Topo