Turistea: encerramento do projeto da ALE-RR marca avanço no turismo inclusivo em Roraima

Promovido pelo Teamarr, iniciativa capacitou empresas e proporcionou experiências turísticas acessíveis para pessoas com deficiência, impactando mais de 100 participantes. – Fotos: Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

Nesta sexta-feira, 6, o projeto “Turistea – Turismo Inclusivo”, promovido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), integrante do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), encerrou suas atividades de 2024 com uma programação especial. O evento incluiu uma exposição fotográfica que destacou momentos do projeto e a entrega de certificados às empresas capacitadas que contribuíram para a sua execução.

A dona de casa Andréia Luz tem o filho Aguinaldo como um dos beneficiários do Teamarr.

O Turistea visa integrar pessoas com deficiência ao setor de turismo, com foco especial em autistas, promovendo experiências acessíveis e inclusivas. Além disso, capacita empresas locais para atender adequadamente esse público, ampliando a acessibilidade e a conscientização no setor.

Transformação e inclusão

A dona de casa Andréia Luz, uma das beneficiárias do projeto, compartilhou sua experiência. Ela e seu filho autista, Aguinaldo, visitaram o Lago do Robertinho, onde puderam vivenciar momentos marcantes.

“Quando ele começou, estava muito triste e retraído. Mas, com a terapia no Teamarr, percebi uma grande melhora. Durante o passeio, ele começou a interagir e conversar com os outros, algo que antes não fazia. Agora está muito melhor”, relatou Andréia.

A empresária Maiara Garcia foi uma das certificadas pelo Turistea.

Já a empresária Maiara Garcia, uma das profissionais capacitadas pelo projeto, destacou o impacto positivo da experiência.

“A capacitação foi transformadora, tanto para minha empresa quanto para meu trabalho técnico. Com isso, consegui especializar meu atendimento inclusivo, oferecendo atividades sensoriais e dinâmicas que fazem diferença no trabalho com crianças”, afirmou.

Resultados e projeções

A idealizadora do projeto, Jane Lira, servidora do Teamarr, destacou o alcance das ações realizadas no segundo semestre de 2024.

A servidora Jane Lira idealizou e coordenou o projeto no Teamarr.

“Atendemos 54 crianças e 108 pessoas participaram dos passeios. Contamos com o apoio do Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], empresas de turismo e profissionais do Teamarr. Estamos concluindo as atividades deste ano, mas, em 2025, teremos novos passeios e programações”, adiantou.

Para a deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, o projeto teve impacto significativo devido à parceria com o setor privado, promovendo um turismo mais inclusivo.

“Hoje é o encerramento do projeto, um momento de gratidão e homenagem às famílias e profissionais envolvidos. A partir de agora, acredito que estamos iniciando uma nova etapa, com um olhar diferenciado para as pessoas com deficiência, incluindo espaços turísticos adaptados”, destacou a parlamentar.

Deputada Angela Águida Portella.

Os registros fotográficos da iniciativa estão disponíveis no Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima: Clique aqui.

Sobre o Turistea

O projeto “Turistea – Turismo Inclusivo” teve início em setembro de 2024 com treinamentos e qualificações voltadas a profissionais do setor turístico. As atividades incluíram oficinas sobre primeiros socorros, gerenciamento de crises e atendimento a pessoas com deficiência.

Na etapa prática, beneficiários do Teamarr participaram de visitas a atrações turísticas em Boa Vista, como o Bosque dos Papagaios, o Centro Histórico de Boa Vista e o Lago do Robertinho, vivenciando experiências que reforçam a importância de um turismo acessível e acolhedor.

Anderson Caldas

Veja também

Topo