A TV Assembleia (canal 57.3) estreia duas produções especiais no Jornal Assembleia Informa, a partir das 18h, e no canal do parlamento no YouTube (@assembleiarr). “No tempo que foge!”, trata sobre o mal de Alzheimer e vai ao ar nesta sexta-feira, 20. Já a série de cinco reportagens “Se precisar, peça ajuda!”, que aborda as principais causas que levam ao suicídio, será exibida de 23 a 27 deste mês. Ambas vão ficar disponíveis na programação da emissora.
As jornalistas Isabela Bastos e Júlia Matos estão à frente dos especiais. Conforme Bastos, são histórias de famílias que convivem com pessoas com o Alzheimer, passando pelas dificuldades, mas também o lado positivo de se enfrentar essa doença.
“A gente traz alguns dados e formas de identificação para que, tanto aquelas pessoas que convivem com alguém com Alzheimer se identifiquem com as histórias quanto para as que têm idosos na família possam ficar atentos aos sinais e fazer o diagnóstico precoce e, assim, começar o tratamento para retardar os efeitos que são severos”, frisou.
As cinco reportagens sobre o Setembro Amarelo, segundo Matos, retratam diferentes pontos de vista que vão da prevenção à prática do suicídio. Foram ouvidos profissionais como psicólogos e um psiquiatra, além de histórias de saudade, sensibilidade, força, perdas e recomeços.
Um desses exemplos que o público poderá conhecer é o do casal de professores Jairzinho Rabelo e Francisca Célia Costa, que perdeu um dos filhos aos 23 anos de idade.
“Eles mostram como lidam com o vazio, os questionamentos existenciais e de que forma buscam transformar essa dor em forças para ajudar outras pessoas a não desistirem de viver. O telespectador ainda vai saber mais sobre a problemática, em que situações como depressão, alcoolismo e bullying podem desencadear o suicídio. Porém, acima de tudo, verão os ensinamentos que podemos ter com os casos apresentados, através de crianças, jovens e adultos. Pessoas que decidiram lutar pela vida”, detalhou Júlia.
Sobre os especiais, a diretora da TV e Rádio Assembleia, Camila Dall’Agnol, explica que, em 2008, uma lei federal instituiu a data 21 de setembro como o Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer. Segundo dados, a doença é uma das que mais atingem os brasileiros. São mais de cem mil casos diagnosticados por ano.
“Por esse motivo, nós resolvemos fazer um material especial para falar como ela tem sido tratada pelo poder público aqui no nosso Estado. Claro que a gente mostra casos reais de pessoas que desenvolveram o Alzheimer, e como elas são cuidadas. É um material emocionante, porque a gente realmente entrou na intimidade de duas famílias e não é fácil mostrar essa rotina, que é cuidar de alguém com esse tipo de demência”, disse.
Dall’Agnol enfatiza ainda que a Assembleia Legislativa sempre entra de cabeça na campanha Setembro Amarelo devido aos números “muito assustadores sobre suicídio no nosso Estado”.
“É preciso sempre falar sobre o assunto, conscientizar e mostrar caminhos. Fazemos isso não apenas em setembro. A Rádio Assembleia [FM 98,3] tem um quadro sobre saúde mental, que vai ao ar todas às segundas-feiras, com o psicólogo Wagner Costa, e, no início do ano, também trabalhamos o ‘Janeiro Branco’. No entanto, no Setembro Amarelo a gente enfatiza ainda mais a conscientização sobre o tema. Esse ano, fizemos uma séria de reportagens baseadas em um estudo da Rede D’Or de psiquiatria, que apontou alguns dos principais motivos que levam as pessoas a findarem suas vidas”, destacou.
Ficha técnica:
NO TEMPO QUE FOGE
Tema: Alzheimer
Produção: Tamara Araújo
Reportagem: Isabela Bastos
Imagens: Emackson Sarmento
Apoio técnico: Leonardo Magalhães e Josué Hernandez
Edição de imagens: Alex Barroso
Revisão: Johann Barbosa
Diretor de programação: Bruno Almeida
Diretora de Televisão e Rádio: Camila Dall’Agnol
Superintendente de Comunicação: Sônia Lúcia Nunes
SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!
Tema: Setembro Amarelo – campanha de combate ao suicídio
Produção: Marilena Freitas, Tamara Araújo e Anderson Caldas
Reportagem: Júlia Matos
Imagens: Claudinei Sampaio, Emackson Sarmento, Roque Neto
Apoio Técnico: Rallyson Ramires e Josué Garcia
Edição de imagens: Alex Barroso
Edição de texto: Camila Dall’Agnol
Diretor de programação: Bruno Almeida
Diretora de Televisão e Rádio: Camila Dall’Agnol
Superintendente de Comunicação: Sônia Lúcia Nunes