TV e Rádio Assembleia exibem série sobre mulheres que se desafiam diariamente em suas profissões

Produção conta história de vida de seis trabalhadoras que escolheram atuar em áreas tidas tipicamente como masculinas. – Fotos: Eduardo Andrade | Nonato Sousa | TV Assembleia

A TV e Rádio Assembleia (canal 57.3 e FM 98,3, respectivamente) exibem a série de reportagens “Mulheres que inspiram” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O especial vai ao ar de 6 a 8 de março, a partir das 9h, nos programas “Parlamento de Ponta a Ponta”, às 11h30, “Diário do Parlamento”, às 18h, no Jornal Assembleia Informa, além de ser transmitido pelo YouTube (@assembleiarr).

A produção é uma iniciativa da Superintendência de Comunicação da Casa Legislativa e conta a história de vida e os desafios do dia a dia enfrentados por seis mulheres que atuam em diferentes profissões: Adelaide dos Reis (empresária), Carmézia Emiliano (artista), Débora Assis (policial militar da Força Tática), Jéssica Cunha (motorista de aplicativo), Luziana Carvalho (feirante) e Soliane Oliveira (árbitra de futebol).

Professora Luziana Carvalho

Foram dois dias de produção e cinco de gravação para acompanhar um pouco da rotina das personagens em suas casas e no trabalho, como é o caso da professora Luziana Carvalho, que deixou as salas de aula para se dedicar à profissão de feirante, pela qual possui um carinho desde pequena.

Durante as gravações, ela também não conteve a emoção ao falar sobre a mãe e a importância da família para ser quem é hoje.

“Entrar para a faculdade foi uma realização pessoal, profissional e familiar. Como minha mãe não sabe ler, eu sempre coloquei na minha cabeça que eu teria uma formação para ler por ela, por isso o meu curso de letras. Então, eu resolvo tudo para ela. Fico feliz e realizada, porque posso retribuir o que ela fez por mim. Minha mãe não tem uma formação acadêmica, mas tem de vida”, disse.

Willians Dias

Para o jornalista Willians Dias, responsável pelas reportagens, o processo foi árduo, mas gratificante.

“A gente pôde conhecer a história de mulheres que não abrem mão de sua independência financeira, de conseguir o sustento da própria casa e da família. Temos uma empresária, uma feirante, uma policial militar, árbitra de futebol. Enfim, mulheres que estão em locais que geralmente são ocupados por homens, mas que estão fazendo esse trabalho e mostrando sua competência e tudo o que elas podem fazer na área em que escolheram trabalhar”, enfatizou Dias.

Conforme a diretora da TV e Rádio, Camila Dall’Agnol, a ideia foi buscar falar de mulheres em profissões que são tipicamente masculinas ou que ainda têm menos mulheres atuando.

Camila Dall’Agnol

“A gente foi em busca de exemplos de mulheres que amam o que fazem, amam seus ofícios e que, por meio deles, sustentam e envolvem também suas famílias. São mulheres que não têm medo de ser pioneiras, desbravadoras, encaram os desafios para fazer o que realmente querem. São esses os exemplos que vamos mostrar na nossa série ‘Mulheres que Inspiram’ e ainda na exposição [fotográfica], que leva o mesmo nome, aqui na Assembleia Legislativa”, detalhou.

Ficha técnica:

Reportagem: Willians Dias

Imagens: Claudinei Sampaio

Produção: Priscila Araújo

Apoio técnico: Ralyson Ramires

Suzanne Oliveira

 

 

Veja também

Topo