A expectativa de vida está crescendo no Brasil, e por isso, a população está se preocupando mais com o envelhecimento saudável. Atividades físicas e de estímulo ao cérebro podem contribuir para uma velhice mais ativa. Para auxiliar essa parcela da comunidade, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) criou, por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa Social de Extensão à Pessoa Idosa, que está com vagas abertas para uma nova turma.
São oferecidas 30 vagas e as inscrições gratuitas terão início nesta sexta-feira, 23 de fevereiro. Os interessados deverão enviar a documentação exigida para o e-mail nai@uerr.edu.br até o dia 03 de março. Podem ser inscrever pessoas com 60 anos ou mais, de qualquer escolaridade. O edital com as orientações e o formulário de inscrição está publicado no site da Uerr, no menu Últimas Notícias.
A proposta do projeto de extensão da Uerr é promover a inserção social e valorização das experiências de vida dos participantes por meio de atividades que envolvem habilidades físicas, cognitivas, psicológicas, sociais e artísticas. “A ideia é contribuir para o desenvolvimento integral entre o sujeito e produção do conhecimento, possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em áreas de seu interesse”, destaca a coordenadora do NAI, Jussara Barbosa.
O resultado da seleção será divulgado no dia 12 de março, no site da Uerr. As aulas serão ministradas a partir de 16 de março de forma presencial, aos sábados, no horário matutino (das 08h às 12h). “Esperamos colaborar para o enriquecimento pessoal e a melhoria da qualidade de vida dos participantes do projeto”, salienta Jussara.