Na noite dessa quinta-feira, 22, a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) realizou a cerimônia de colação de grau do semestre 2023.2 que reuniu 169 acadêmicos de 20 cursos de graduação. Desse total, 24 são da primeira turma do curso de Medicina. A solenidade ocorreu no Forródromo do Parque Anauá, em Boa Vista. O governador de Roraima e chanceler da Uerr, Antonio Denarium, prestigiou o evento.
O boa-vistense Ayrton Almeida, de 25 anos, conta que se preparou por um ano e meio até sua aprovação no vestibular da Uerr. Sua conquista é também a realização do sonho de toda sua família. “Sinto muito orgulho de estar na primeira turma de Medicina da Uerr. É um curso de ingresso difícil, a gente precisa abdicar de algumas coisas. Mas sempre tive o apoio da minha família e dos meus amigos”, ressalta.
Primeiro médico da família e apaixonado pelas áreas de clínica médica e nefrologia, Ayrton destaca a importância do curso de Medicina da Uerr. “Apenas uma universidade ofertava o curso em Roraima. Fiquei muito feliz quando a Uerr anunciou que ofertaria o curso. Isso significa muito para o Estado, que ainda carece de médicos. Roraima tem muitas oportunidades de trabalho e queremos suprir essa demanda”, frisa.
O reitor da Uerr, Prof. Dr. Regys Freitas, parabenizou os novos médicos e médicas de Roraima e enfatizou a contribuição dos profissionais para o mercado de trabalho. “Um sonho que se tornou realidade, estamos extremamente orgulhosos de cada um de vocês. E temos a certeza de que vocês farão a diferença na área da saúde e na vida da nossa população”, disse.
Em seu discurso, o governador de Roraima, Antonio Denarium, felicitou os graduandos e reforçou o papel da instituição no desenvolvimento do estado. “A universidade e o governo do estado trabalham juntos para oferecer ensino superior de qualidade e gerar mão de obra qualificada para atender as demandas do mercado, tanto na capital quanto no interior”, salientou.
Conforme o governador, com esses investimentos em Educação Roraima também tem ampliado as oportunidades em diversas áreas da economia. “Temos trabalhado muito para gerar novos empregos e fontes de renda. Roraima teve a maior redução do desemprego no Brasil. Com a contribuição de cada um de vocês, vamos construir o estado que nós queremos. Um estado bom para viver, para trabalhar, para empreender, onde todos possam ter oportunidades”, completou.