Durante a Cerimônia do Jaleco 2024 de alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), o governador Antonio Denarium afirmou que a instituição terá um novo laboratório de simulações equipado nos moldes dos maiores do país. Ele também enfatizou a ampliação da rede hospitalar do estado, visando assegurar a continuidade dos estudos para a comunidade acadêmica com a oferta de residências médicas.
A solenidade é tradicionalmente realizada no primeiro semestre dos cursos da área da saúde e simboliza o início da trajetória profissional dos futuros médicos e enfermeiros. Durante o evento, os calouros vestem o jaleco pela primeira vez com o auxílio de padrinhos ou madrinhas, que geralmente são amigos e/ou familiares, e prestam o juramento coletivo de comprometimento com suas carreiras, que devem ser pautadas pelo respeito à dignidade humana.
Denarium aproveitou para reforçar aos futuros profissionais que promovam um atendimento humanizado. “Sempre destaco a importância de os servidores tratarem os pacientes da mesma forma que gostariam de ser tratados”, disse. Ele ressaltou ainda o aumento no número de leitos hospitalares para a capacitação dos alunos, e iniciativas como a ampliação dos leitos neonatais e cirúrgicos da maternidade, entre outros exemplos de reformas e ampliações de unidades hospitalares, e o compromisso de oferecer um atendimento de melhor qualidade à população.
Denarium destacou o empenho do governo em formar profissionais capacitados para atender às demandas de saúde não apenas de Roraima, mas de todo o Brasil. “Aproveitem essa oportunidade e se tornem os melhores profissionais em suas áreas”, concluiu. O reitor da Universidade Estadual de Roraima, Cláudio Travassos, destacou os altos investimentos no curso de medicina, ressaltando aquisições em tecnologia, o que representa um diferencial para a UERR.
Ele enfatizou o compromisso do colegiado do curso em buscar a excelência acadêmica e incentivar os alunos a seguir sua formação, e anunciou estudos no sentido de a instituição de ensino ter atuação mais forte no atendimento aos indígenas, dada a significativa parcela da população do estado. “É uma honra para nós da UERR termos sido escolhidos por vocês para cursar medicina”, frisou.
Na solenidade, a acadêmica Manoela Dias discursou em nome da sétima turma de medicina da UERR, destacando a renúncia de tempo e dedicação necessária para se tornarem profissionais de saúde. Ela enfatizou o simbolismo do jaleco como o início de uma jornada que demanda estudo e dedicação, ressaltando que exercer a medicina é mais do que uma profissão, é um sacerdócio.
Nesta quarta-feira, 27, é a vez da Cerimônia do Jaleco para a turma de 21 acadêmicos do curso de Enfermagem. O evento está marcado para iniciar às 19 horas, no auditório Professor Amarildo Nogueira Batista (Reitoria).