
A Universidade Federal de Roraima receberá nesta sexta-feira, 25, a Feira de Protótipos do Projeto Maloka das ICoisas. O evento ocorre das 16 às 20h no Laboratório Maloca no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) localizado no campus Paricarana.
O evento, iniciativa do curso de Ciência da Computação da UFRR, contará com projetos de professores e estudantes que trazem aplicações práticas do curso de Internet das Coisas (IoT) com soluções focadas na área da saúde, como ambientes hospitalares e pacientes.
Conforme o professor da UFRR e um dos coordenadores do evento, Herbert Rocha, o evento é um legado proporcionado pela Lei de Informática (Lei nº 8.248/91) que apoia projetos desenvolvidos nas áreas de IA, IoT, Ciência de Dados e outros. “Esse é o resultado final de um trabalho que dura mais de nove meses proporcionado na região pela Lei de Informática buscando o crescimento de inovações tecnológicas. Assim os alunos foram capacitados em IoT para desenvolver soluções na área da saúde e estarão apresentando, demonstrando os protótipos com ideias muito criativas, inovadoras e seguindo um padrão muito alto”, afirma Herbert.
A abertura do evento ocorre a partir das 16h com as apresentações dos projetos das equipes, além de premiação para os melhores colocados e coffee break. Entre os projetos que serão apresentados estão carrinho de transporte de medicamentos, sistema de auxílio e monitoramento de refrigeradores de vacinas, identificador de lesões dermatológicas, entre outros.
A programação completa da feira com todos os projetos e seus respectivos horários, além de outras informações podem ser encontradas na página oficial da Maloka das ICoisas no Instagram.
Sobre o projeto Maloka das ICoisas
O projeto é uma iniciativa que busca capacitar e aperfeiçoar profissionais e estudantes de Roraima e Amazônia Ocidental em tecnologias de Internet das Coisas. Ao todo, o curso visa combinar aspectos profissionais de desenvolvimento de sistemas computacionais e idealizações de projetos inovadores. Organizado em cinco módulos, a capacitação e aperfeiçoamento em IoT objetiva a construção de soluções hospitalares para Roraima com capacidade de atender de forma gratuita 50 alunos.
O curso é parte do Centro de Inovação e Tecnológica da UFRR que abriga os projetos de pesquisa e extensão oriundos da Lei de Informática. Essa lei visa incentivar o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil.