
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) atingiu o primeiro lugar no ranking de transparência ativa realizado e divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU). No geral, 321 instituições foram avaliadas com a universidade roraimense cumprindo o total de 49 itens avaliados pela CGU. Com a divulgação do ranking da CGU, a UFRR retorna à primeira posição que já havia sido alcançado no ano de 2021. As informações completas do ranking estão disponíveis para acesso no Painel Lei de Acesso à Informação da CGU.
Conforme o Governo Federal, as informações consideradas de transparência ativa “são aquelas disponibilizadas pelos órgãos e entidades, independentemente de solicitação, utilizando principalmente a internet”. Todas essas regras são preconizadas pela Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), ao estabelecer que informações de interesse coletivo ou geral devem ser divulgadas pelos órgãos e entidades públicas. Entre essas informações estão, orçamentos, despesas, licitações, contratos, estrutura organizacional, ações e programas.
O pró-reitor de Planejamento da UFRR, Ricardo Morais Silva, destaca a importância da transparência ativa para garantir um trabalho ético facilitando assim o acesso dos cidadãos a informações importantes. “Ela [a transparência ativa] garante que todos tenham informações claras e acessíveis sobre as ações e recursos das instituições e no nosso caso da universidade. Além disso, fortalece a confiança dos cidadãos e incentiva a participação de todos. Fomos avaliados em 49 itens de transparência que envolvem acesso às informações e a prestação de contas à sociedade. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo e dedicado, um marco importante para a UFRR”, afirma o pró-reitor de Planejamento.
Para o reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, o resultado aponta os esforços para cumprir com as exigências da LAI reforçando o comprometimento da universidade com a transparência. “Esse resultado demonstra nosso compromisso com a ética, a responsabilidade e a gestão transparente dos recursos públicos. Agradecemos a toda comunidade acadêmica e aos nossos servidores públicos que contribuem diariamente para uma UFRR cada vez mais transparente e comprometida com a sociedade”, afirma o reitor.
O vice-reitor da UFRR, Silvestre Lopes da Nóbrega, também destaca o resultado do ranking como fruto do trabalho de uma gestão preocupada e responsável com os recursos públicos. “Esse resultado é o reflexo do compromisso sério e contínuo que temos com uma gestão pública responsável, ética e acima de tudo transparente”, observa o vice-reitor.
Informações institucionais da UFRR como programas, convênios, dados abertos, receitas e despesas, licitações e contratos, entre outros, podem ser acessados no site da UFRR na aba Acesso à Informação. Além disso, a universidade disponibiliza o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) e a Ouvidoria localizada no campus Paricarana, prédio da Reitoria. O atendimento ocorre de segunda até sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo e-mail em ouvidoria@ufrr.br ou celular no número (95) 98113-0353.
Para mais informações a respeito dos aspectos da transparência, os interessados podem acessar o Portal da Transparência do Governo Federal.