Em uma ação integrada de alta complexidade, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do 4º DP (Distrito Policial), e o DEINT (Departamento de Inteligência), da SESP (Secretaria de Segurança Pública) resultou na localização e prisão de L.C.P., de 24 anos, conhecido como “Toyota”. Ele era o último integrante de um grupo criminoso envolvido na tentativa de latrocínio contra o agente de trânsito J.B.M., de 41 anos, em Boa Vista. A prisão foi realizada na noite deste sábado, 23, no bairro Compensa, em Manaus.
A operação Integrada contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, do Departamento de Inteligência da Polícia Militar do Amazonas e da Polícia Civil do Amazonas.
De acordo com informações prestadas pelo delegado Guilherme Peres, que coordenou a operação em Manaus, a prisão do acusado marcou o encerramento de uma operação que envolveu diligências minuciosas e deslocamento de equipes policiais entre estados.
“Trata-se de um indivíduo extremamente perigoso, envolvido em vários crimes e que estava foragido desde o dia 30 de outubro, quando cinco integrantes do grupo criminoso foram capturados em Boa Vista, durante uma operação coordenada pelo 4º DP. A localização e captura dele somente foi possível graças à articulação entre as forças policiais e ao intenso trabalho investigativo conduzido pela Polícia Civil de Roraima, que contou com o apoio do DEINT e ações de inteligência e monitoramento interestadual. Inclusive, contamos com o apoio direto do Secretário de Segurança do Amazonas, coronel Vinícius Almeida”, detalhou o delegado.
O crime
O caso aconteceu na noite de 23 de agosto deste ano, quando três indivíduos armados invadiram a residência da vítima, que também funcionava como comércio. Durante o assalto, o agente de trânsito foi rendido com sua família, enquanto os criminosos ameaçavam a esposa e a filha pequena da vítima. Ao tentar reagir, J.B.M. sofreu agressões graves, sendo atingido com coronhadas na cabeça, o que resultou em sua hospitalização e sequelas físicas.
Os criminosos fugiram com uma pulseira de ouro após vizinhos intervirem e acionarem a polícia. As investigações começaram imediatamente, identificando todos os envolvidos no grupo criminoso.
Prisões anteriores
Na operação de 30 de outubro, conduzida pelo delegado titular do 4⁰ DP Jonathan Freese e o delegado Guilherme Peres, os cinco primeiros suspeitos foram presos em Boa Vista. Três deles, R.C.M., Y.S.D. e M.V.R.F., todos com 23 anos foram detidos por mandados de prisão temporária, enquanto J.G.D.L. de 21 anos e P.A.A.D.N., de 20 anos, foram presos preventivamente. J.G.D.L., flagrado com drogas, também foi autuado por tráfico. Na época, o delegado Freese ressaltou que “Toyota” permanecia foragido e era alvo prioritário para concluir a investigação.
Diligências e prisão em Manaus
Após quase um mês de buscas, a prisão de Toyota foi resultado de uma operação que envolveu o deslocamento deste a última sexta-feira, dia 22, das equipes policiais de Roraima até o Amazonas.
Com o apoio estratégico do DEINT e das Forças de Segurança do Amazonas, o foragido foi localizado e preso em Manaus.
“Essa ação integrada demonstra a capacidade da Polícia Civil em atuar de forma eficiente e coordenada, mesmo em operações interestaduais de alta complexidade. As diligências demandaram um trabalho investigativo minucioso e o esforço conjunto de nossas equipes e parceiros. Com a prisão de Toyota, encerramos essa investigação com êxito, desarticulando completamente o grupo criminoso e entregando todos os envolvidos à Justiça”, destacou o delegado Guilherme Peres.
O acusado será apresentado na Audiência de Custódia em Manaus e, posteriormente, será transferido para Boa Vista.