UTI Conectada: profissionais do HGR recebem treinamento sobre Saúde Digital

Cerca de 100 profissionais participam do treinamento; curso aborda soluções atualizadas para desafios comuns na UTI. – Fotos: Ascom/Sesau

Profissionais do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) participaram, na tarde desta quarta-feira, 28, de um treinamento presencial sobre estratégias de saúde digital, promovido pela equipe do projeto UTI Conectada.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Zerbini e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o treinamento segue até esta quinta-feira, 29, no auditório do HGR.

Este treinamento é uma continuação de uma série de aulas on-line iniciadas em novembro de 2023. Agora, as atividades são realizadas presencialmente no auditório da unidade.

Segundo a enfermeira intensivista do HGR, Paula Lopes, o curso aborda soluções atualizadas para desafios comuns na UTI, como septicemia, ventilação não invasiva, pronação e intubação rápida. “A importância disso é que estaremos ganhando conhecimento para aplicar em nossos pacientes uma UTI muito bem qualificada. Isso é de grandíssima valia para o Estado de Roraima”, afirmou.

Cerca de 100 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e técnicos, participam do treinamento.

A nutricionista Vanessa Fernandes, de 34 anos, que atua na UTI 1A no monitoramento nutricional dos pacientes, participou das aulas on-line e destaca a relevância da atualização: “Temos a oportunidade de conhecer o paciente por inteiro. Eu, como nutricionista, não fico só fechada na minha área, mas consigo saber mais sobre o paciente, unindo informações de diferentes especialidades para tratar melhor o paciente”, disse.

No dia 29, a equipe multiprofissional do HGR também receberá treinamento para uso do tomógrafo de impedância, que será implantado nesta semana. Esse equipamento utiliza sinais elétricos de alta frequência e baixa intensidade para fornecer imagens em tempo real da respiração do paciente, permitindo uma avaliação contínua do desempenho.

Reforço Tecnológico

O HGR recebeu 10 monitores, 22 bombas de infusão, 10 bombas para dieta enteral, um transdutor de pressão invasiva, além de insumos e equipos para medicação e dieta. O equipamento, doado pela empresa Life Medic, é específico para monitoramento remoto e identificação precoce de riscos para pacientes internados na UTI. Além disso, foi implementado o Sistema Integrare.

“Eles conseguem visualizar o traçado do paciente, a saturação, a medicação que está na bomba, a curva do ventilador e verificar a sincronia do paciente, como se estivessem dentro da UTI, graças ao sistema criado pela Life Medic”, explicou a enfermeira Paula.

Suyanne Sá

Veja também

Topo