Montado no boi Blecaute, o peão Raimundo Nowak, de Boa Vista, garantiu a fivela de campeão do Rodeio e o prêmio de R$ 33 mil na disputa do rodeio na 43° Expoferr Show 2024, finalizada nesse sábado, 9, na arena do Parque de Exposições Dandãezinho, na capital.
Natural de Monte Castelo (PR), Nowak garantiu uma vaga para a etapa final do maior Rodeio do Brasil, que ocorre em Barretos (SP) em agosto de 2025. Esta foi a grande novidade da competição este ano, que incluiu a Expoferr como parte da etapa nacional. A vaga é resultado da parceria inédita da Expoferr Show com a LNR (Liga Nacional de Rodeios), responsável pela etapa nacional da competição.
Ao todo, foram 20 competidores de Roraima e de outros Estados concorrendo na competição este ano. A tradicional disputa teve início na última quinta-feira, 7, no Parque de Exposições Dandãezinho. Também foram concluídas as provas de Vaquejada, Tambor e Laço e Corrida de Cavalos. Outra grande novidade para o Rodeio deste ano é que os mesmos 20 competidores da categoria individual também concorrerão na categoria de equipes.
O governador Antonio Denarium ressaltou a classificação para Barretos e a competição em grupos como um dos maiores destaques das provas da Expoferr Show, mostrando que o evento tem ganhado cada vez mais prestígio junto a grandes expoentes das competições esportivas, além do próprio público.
“É uma honra podermos trazer essas duas grandes novidades e, principalmente, ser o lugar onde será conhecido um dos finalistas do Rodeio de Barretos. Isso mostra o alcance que a Expoferr Show vem alcançando, repercussão e respeito gigantesco, mostrando a potência que nosso Estado e a região Norte possuem”, destacou.
O diretor geral de provas da Expoferr Show 2024, Maycon Rodrigues, ressaltou que as provas realizadas na Expoferr têm ganhado maior importância a cada edição do evento, com destaque ao rodeio.
“Todos os peões, jovens e de carreira, que concorrem por Roraima e por outros Estados sempre esperam essa data e a Expoferr Show é a principal prova de rodeio daqui, assim como também é a principal plataforma de provas equestres, como a Corrida de Cavalo e a Vaquejada. Tudo isso se caracteriza como uma das principais etapas do ano. Então todo mundo se prepara, todo mundo espera e esse ano foi mais um sucesso”, disse