Nesta terça-feira, 26, o gabinete do vereador Ítalo Otávio (Republicanos) esteve no bairro João de Barro para coletar o depoimento de pais e mães que denunciaram na última semana ao vereador a falta de transporte escolar para algumas crianças do bairro. Essa situação se repete nos bairros Pedra Pintada e Said Salomão.
Segundo relato de moradores, há transporte escolar, mas ele não contempla o total de crianças que estão regularmente matriculadas em escolas públicas. Existem crianças que estão indo de bicicleta com os pais, outras de moto, outras até a pé e caminham por 6 quilômetros para chegar até a unidade de ensino mais próxima. Ainda tem pais que relataram gastar com transporte particular quando sobre algum dinheiro.
Na última semana o vereador cobrou na Câmara Municipal de Boa Vista que a Prefeitura de Boa Vista adotasse medidas urgentes para que o ensino dessas crianças não fosse prejudicado e destacou que recursos federais e próprios poderiam estar sendo melhores empregados nessa causa.
“Não ter a mão do poder público agindo para garantir o direito à educação é grave e extremamente prejudicial ao desenvolvimento social e educacional desses alunos, porque parece que estamos vivendo no século passado. Por isso questionei o que a prefeitura tem feito com os recursos próprios, por isso também questionei na semana passada os milhões de reais que sobraram do Fundeb e não foram rateados para os profissionais da educação”, enfatizou o vereador.
No dia 22 de março, o vereador participou do Conselho do FUNDEB – Fundo DE Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, e descobriu que havia sobras dos recursos federais, o que corroborou com as denúncias feitas ao longo do ano passado sobre o rateio e a falta de transparência nas informações prestadas à população.
No mesmo dia o vereador protocolou ofício à Secretaria Municipal de Educação pedindo providências urgentes para resolver o problema da falta de transporte escolar nos três bairros.