Vereadora Pastora Carla propõe audiências públicas para prevenção à saúde da mulher e mental na adolescência

Vereadora defende que quanto mais as pessoas tiverem acesso à informação, menos casos de incidência e de mortalidade. – Foto: Ascom Parlamentar

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 18, a Vereadora Pastora Carla Messias (PP) apresentou dois requerimentos tratando de Audiências Públicas a serem debatidas com órgãos públicos, o poder legislativo e a sociedade.

Em maio, com data ainda a ser definida pelos órgãos públicos, a Audiência deve ser realizada com o tema: “Saúde da mulher com ênfase na prevenção do câncer de colo do útero, câncer de mama e promoção da saúde no climatério e na menopausa”.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), e a prevenção primária é um fator importante para a redução da incidência e da mortalidade por essa doença. Já o câncer de colo de útero se torna o terceiro tipo de câncer mais frequente no público feminino, conforme o instituto.

“Quanto mais as pessoas tiverem acesso à informação, menos casos de incidência e de mortalidade pelas doenças que acometem as mulheres, e consequentemente, o nosso sistema de saúde se torna mais eficiente”, alertou a parlamentar.

A vereadora destacou que é relevante abordar sobre a menopausa com o público feminino, já que se trata do término dos fluxos menstruais da mulher. Esse é um evento natural, que se estabelece com o Climatério – a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, e muitas mulheres não têm o conhecimento necessário para passar por essa fase e por isso a audiência deve ser um balizador para esse público.

A outra audiência proposta também para o mês de maio foi definida com o tema: “Saúde Mental dos Adolescentes”. O debate deve também contar com a participação e diversos órgãos públicos.

“Essa é uma audiência que vai balizar políticas públicas para garantir que adolescentes saibam como lidar com os transtornos mentais, mas também vai ser um divisor de águas sobre o papel da comunidade e da família nesse contexto que não é apenas familiar, mas que envolve toda sociedade”, finalizou a vereadora.

Os requerimentos foram aprovados por unanimidade por todos os vereadores presentes na sessão. A vereadora e a Câmara Municipal de Boa Vista devem divulgar as datas exatas para a participação popular.


Veja também

Topo