
Por meio do Projeto de Lei 183/2025, a Vereadora Pra. Carla Messias (PP) propõe que essas mulheres vítimas de violência doméstica tenham acompanhamento psicológico pelo município, com previsão de implantação pela Prefeitura de Boa Vista no prazo de 60 dias após a publicação da lei, caso sancionada ou promulgada.
Na quinta-feira, 24, foi divulgado o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, onde mais uma vez Roraima aparece no Ranking com números que demonstram o quanto o estado é letal para as mulheres. A pesquisa revela que além do feminicídio, há estupros, perseguições e violências psicológicas como crimes acima da média nacional.
Só no crime de estupro, o estado está no topo com a taxa mais elevada (137,0) por 100 mil habitantes, seguido por Acre (112,5) e Rondônia (99,5).

Na quarta-feira, 23, a Polícia Civil de Roraima divulgou que desde a implantação do Plantão Central Especializado (PCE) voltado ao atendimento das vítimas de violência doméstica, familiar e sexual, já foram realizados mais de 3.200 atendimentos, com 3260 boletins de ocorrências, que resultaram em 2.365 medidas protetivas de urgência, 846 autos de prisão em flagrante, 15 Termos Circustanciados de Ocorrência, 4 autos de apreensão em flagrante e 81 mandados de prisão.
“Os números são alarmantes, são dados reais e precisamos ter mais políticas públicas que garantam a segurança das mulheres, bem como um atendimento contínuo, já que muitas levam marcas para a vida inteira. Esse projeto garante que um profissional especializado faça o atendimento dessas vítimas, que muitas vezes não possuem suporte financeiro para tratamentos”, pontuou a vereadora.
O projeto tramita nas comissões da casa e deve entrar em votação após o recesso parlamentar.

