
Nesta terça-feira, 25, o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) apresentou o requerimento 002/2025 para que a Prefeitura de Boa Vista fornecesse cópia integral de processos de contratos celebrados na Secretaria Municipal de Educação com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Hoje, por 11 votos a 8, o requerimento foi rejeitado em plenário. O vereador tinha feito outras solicitações por meio de ofícios, sendo o último protocolado em 10 de janeiro deste ano.
“A prefeitura não forneceu qualquer resposta ou informação a respeito do pedido, o que compromete a transparência na gestão dos recursos públicos e inviabiliza a fiscalização do legislativo municipal”, explicou Ítalo.
O parlamentar tinha se comprometido a colocar o requerimento em votação hoje depois que a base do poder executivo municipal solicitou o prazo de uma semana para disponibilizar as informações, o que não foi cumprido.
“Com isso, vamos recorrer ao Ministério Público, tendo em vista que o trabalho do vereador foi cerceado e o poder executivo não respeita as prerrogativas de vereadores”, afirmou Otávio.