Veto da prefeitura de Boa Vista é derrubado e questionário para rastrear sinais precoces de autismo em crianças na rede de ensino será lei

Com 37 vetos da prefeitura de Boa Vista, apenas esta proposta de autoria do vereador Ítalo Otávio (Republicanos) e Thiago Fogaça (MDB) foi derrubada pela maioria dos vereadores.  – Foto: Ascom Parlamentar

Após uma extensa sessão parlamentar na Câmara Municipal de Boa Vista, a iniciativa para aplicação de questionário para detectar sinais precoces de autismo em crianças, foi aprovada na manhã desta terça-feira, 16, e será lei municipal.

Com 37 vetos da prefeitura de Boa Vista, apenas esta proposta de autoria do vereador Ítalo Otávio (Republicanos) e Thiago Fogaça (MDB) foi derrubada pela maioria dos vereadores. Agora, a proposta retorna ao Executivo para sanção.

“Hoje é um dia feliz para a comunidade autista. Com a aprovação da aplicação do questionário, o M-CHAT, conseguirão conduzir crianças que apresentarem sinais de autismo para atendimento especializado, tanto na área da saúde, como da educação dentro do nosso município”, explicou o vereador Ítalo Otávio.

Entendendo o questionário

O M-CHAT é uma ferramenta que apresenta uma escala em forma de questionário com a intenção de identificar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) precocemente.

O teste é composto por perguntas do tipo sim/não, que devem ser respondidas pelos pais das crianças.

Em Boa Vista, a lei será aplicada nas creches e nas escolas da rede pública, com o intuito de diagnosticar crianças o quanto antes para que recebam atendimento especializado e facilite a emissão de laudo.

Iury Carvalho
Topo