Após uma extensa sessão parlamentar na Câmara Municipal de Boa Vista, a iniciativa para aplicação de questionário para detectar sinais precoces de autismo em crianças, foi aprovada na manhã desta terça-feira, 16, e será lei municipal.
Com 37 vetos da prefeitura de Boa Vista, apenas esta proposta de autoria do vereador Ítalo Otávio (Republicanos) e Thiago Fogaça (MDB) foi derrubada pela maioria dos vereadores. Agora, a proposta retorna ao Executivo para sanção.
“Hoje é um dia feliz para a comunidade autista. Com a aprovação da aplicação do questionário, o M-CHAT, conseguirão conduzir crianças que apresentarem sinais de autismo para atendimento especializado, tanto na área da saúde, como da educação dentro do nosso município”, explicou o vereador Ítalo Otávio.
Entendendo o questionário
O M-CHAT é uma ferramenta que apresenta uma escala em forma de questionário com a intenção de identificar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) precocemente.
O teste é composto por perguntas do tipo sim/não, que devem ser respondidas pelos pais das crianças.
Em Boa Vista, a lei será aplicada nas creches e nas escolas da rede pública, com o intuito de diagnosticar crianças o quanto antes para que recebam atendimento especializado e facilite a emissão de laudo.