VII Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima será de 16 a 18 de outubro

O encontro promoverá um espaço de troca de saberes entre representantes de diversos grupos etnolinguísticos e ocorre na UFRR. – Foto: Ascom/UFRR

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) sediará, entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024, o VII Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima (EPILIRR). Com foco na temática do multilinguismo e na valorização das línguas indígenas, o evento está com inscrições abertas e convida professores, intérpretes, pesquisadores e interessados a participar desta importante discussão sobre as políticas linguísticas na Amazônia.

Para se inscrever, basta acessar o site oficial do evento.

A programação do EPILIRR inclui conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e oficinas voltadas para o ensino e a preservação das línguas indígenas, com destaque para minicursos sobre temas como: Músicas Indígenas no Ensino de Línguas; Introdução ao Roteiro para Histórias Indígenas; Jamaxim Cultural: Literaturas Indígenas com as Escolas e Comunidades; Planejamento e Metodologias para um Ensino Multilíngue; Línguas Indígenas na Internet e o Uso de Ferramentas Digitais; e Interpretação e Tradução em Línguas Indígenas.

Além das oficinas, as mesas-redondas abordarão temas como a produção cinematográfica indígena, as literaturas, novas tecnologias aplicadas ao ensino de línguas, e também as Línguas de Sinais Indígenas.

O encontro promoverá um espaço de troca de saberes entre representantes de diversos grupos etnolinguísticos, mestres de saberes tradicionais, além de especialistas vindos de instituições de renome no Brasil, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal Fluminense (UFF), e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

O EPILIRR não se limita ao debate acadêmico. O evento também contará com uma rica programação cultural, incluindo exposições de arte e mostra de cinema com produções de diretores indígenas.

Essa edição reforça a importância da preservação e revitalização das línguas indígenas, proporcionando um ambiente de diálogo sobre os desafios e avanços relacionados às políticas públicas de fomento ao multilinguismo no contexto amazônico.

Para mais informações, visite o site oficial do evento ou acesse o perfil no instagram.

Edgar Borges

Veja também

Topo