
O HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), unidade vinculada a Sesau (Secretaria de Saúde), busca facilitar a construção de vínculos entre os profissionais de saúde e as gestantes que buscam atendimento na unidade. Esse é o principal propósito do programa “Visita de Vinculação”, que é uma ação regida por uma lei federal que dá direito a toda gestante de visitar a Maternidade em que ela terá o seu parto.
O diretor Geral da Maternidade, Manuel Roque, esclareceu que a Visita de Vinculação visa não somente o conhecimento da estrutura física da Maternidade, mas além de tirar dúvidas sobre o plano de parto, a paciente também cria vínculo com a equipe multiprofissional e isso gera maior confiança da futura mamãe.
A mãe poderá conhecer toda a estrutura física da Maternidade, esclarecer informações, receber orientações sobre o que trazer, sobre como vai ser o fluxo de entrada dela mediante as situações, seja a hora do parto, seja alguma intercorrência durante a gravidez.
“A visita facilita tanto para a equipe, porque essa gestante já vem preparada, conhecendo os fluxos, sabendo como a unidade funciona, diminuindo a ansiedade, fortalecendo o psicológico e o emocional dela durante esse momento da sua vida”, explicou a diretora do Departamento de Ensino e Pesquisa da Maternidade, Raissa Sampaio.
Preenchimento do formulário
Para realizar o agendamento da visita é necessário preencher um formulário por meio do site. Sendo necessário estar pelo menos no terceiro trimestre de gestação.
“Nesse formulário, ela vai receber todas as orientações para a visita, é necessário trazer apenas a identidade e a caderneta da gestante, e ela tem direito de trazer o acompanhante que provavelmente irá participar da internação junto com ela dentro da nossa unidade”, destacou.