
A PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da SIOP (Seção de Investigação e Operação) da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) deflagrou nas primeiras horas desta terça-feira, 6, uma operação para cumprimento de mandado de prisão preventiva contra o advogado N.D.S.F.J., de 41 anos, por descumprimento de MPU (Medida Protetiva de Urgência) em face da ex-companheira, de 27 anos. A ação foi realizada no bairro Jardim Floresta, zona oeste de Boa Vista.
Segundo informações prestadas pela delegada responsável pela ação, Clarissa Pinheiro, a vítima registrou um B.O (Boletim de Ocorrência) que conviveu maritalmente com o acusado por aproximadamente seis meses. A mulher estava separada de N.D.S.F.J., há pouco tempo e, desde então, por vezes o ex-companheiro lhe incomoda ligando, lhe “sondando”, para verificar o que ela estaria fazendo.
A vítima, segundo a delegada, afirmou que a convivência com o acusado foi conturbada e ele sempre a agredia verbalmente com palavras de baixo calão, sempre lhe humilhando e lhe mandando embora da casa dele. Ainda segundo a vítima, o autor é usuário de substâncias entorpecentes como Ecstasy e lança perfume, e as agressões se intensificavam quando ele estava sob efeito de drogas.
Devido às importunações, a vítima solicitou a Medida Protetiva, que foi deferida pela Justiça. Posteriormente, o homem também registrou boletim de ocorrência contra a ex-companheira, e obteve uma medida cautelar que determinou o afastamento dela, sob pena de prisão.
No último dia 4, a mulher estava em uma chácara com amigos que também conhecem o autor. Ela informou sobre a medida protetiva e pediu para ser avisada caso ele chegasse ao local. Após a chegada do homem, mesmo com a determinação para que ele mantivesse distância, a vítima acionou a GCM (Guarda Civil Municipal), que se dirigiu ao local.
No local, o homem se identificou como advogado e mencionou também ter uma cautelar. A GCM orientou que ele seguisse a viatura até a DEAM com seu próprio veículo, enquanto a vítima foi conduzida na viatura. Durante o trajeto, em razão das condições da estrada, a equipe percebeu que o homem havia deixado de seguir a viatura e tampouco compareceu no Plantão Central Especializado, localizado na DEAM.
A partir disso, a vítima registrou um B.O por descumprimento de MPU. O procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário, que abriu vistas ao MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima). O órgão representou pela prisão preventiva, posteriormente decretada pela Justiça.
O mandado judicial foi recebido pela DEAM, que localizou e prendeu o investigado. Ainda segundo a delegada, a Comissão de Prerrogativas da OAB foi comunicada da prisão. O homem foi encaminhado à sede da DEAM e, posteriormente entregue na audiência de custódia.