Workshop debate inovações digitais para a agricultura na Amazônia

Evento será de 1º a 3 de abril e contará com palestras, visita técnica, oficinas e a inauguração do Laboratório de Agricultura Digital da Amazônia. – Foto: Ascom | Embrapa-RR

Entre os dias 1º e 3 de abril, Roraima sediará o Workshop de Agricultura Digital na Amazônia, um evento que reunirá especialistas, autoridades e representantes de instituições públicas e privadas para debater e fomentar a inovação tecnológica digital no setor agropecuário da região. Promovido pela Embrapa Roraima, em parceria com Sebrae, ADERR, Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista e outras entidades, o evento contará com palestras, visita técnica, oficinas e a inauguração do Laboratório de Agricultura Digital da Amazônia (LADA).

De acordo com a Chefe-geral da Embrapa Roraima, Hyanameyka Lima Primo, a ideia é conectar pesquisadores, empreendedores, produtores rurais e agentes do setor público, promovendo o intercâmbio de conhecimento e ampliando as possibilidades de inovação na região.

“O evento traz para o centro do debate tecnologias digitais que podem impulsionar a agropecuária na Amazônia, abordando desde o monitoramento inteligente do solo até o uso de drones no controle biológico de pragas. Além disso, também serão discutidas estratégias para fortalecer parcerias institucionais e ampliar a adoção de soluções digitais no campo, abrindo caminhos para uma produção agrícola mais eficiente”, ressalta a gestora.

Um dos momentos mais aguardados do workshop será a inauguração do Laboratório de Agricultura Digital da Amazônia. A solenidade será conduzida pela presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, no dia 02 de abril. Pioneiro na região e na estrutura da Embrapa na Amazônia, o novo espaço representa um avanço no desenvolvimento e aplicação de tecnologias digitais voltadas à agricultura, consolidando Roraima como um polo de pesquisa e inovação.

A interação com o setor produtivo também terá um espaço estratégico no evento, com encontros entre pesquisadores, cooperativas e produtores para identificar desafios e oportunidades na adoção de soluções digitais para o agronegócio amazônico.

Programação

A programação do Workshop será dividida em três momentos. No primeiro dia, o foco será a interação com o setor produtivo com a apresentação de tecnologias digitais e experiências bem-sucedidas da Embrapa e parceiros na área de agricultura digital. Tecnologias como sensores para monitoramento da umidade e temperatura do solo, armadilhas inteligentes para controle de pragas e drones no combate à mosca-da-carambola serão algumas das inovações apresentadas.

O segundo dia será marcado pela inauguração oficial do Laboratório de Agricultura Digital da Amazônia, fruto de uma parceria entre a Embrapa e a multinacional Foxconn, com apoio do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS.AMAZONAS), Fundação para Inovações Tecnológicas – FITec, Instituto CONECTHUS e com a Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Edmundo Gastal – FAPEG.

Em seguida, está prevista uma reunião estratégica entre representantes de instituições de pesquisa, setor privado e governo, com o objetivo de estabelecer novas colaborações.

No último dia, serão realizadas oficinas temáticas para a formulação de projetos em agricultura digital, abordando temas como controle da mosca-da-carambola, pecuária leiteira e degradação de pastagens. As atividades serão voltadas a um público restrito, composto por pesquisadores, técnicos e profissionais do setor, que trabalharão na formulação de propostas para enfrentar desafios regionais.

Parcerias

Para o coordenador do evento e responsável pelo LADA, o pesquisador da Embrapa Amaury Bendahan, o workshop demonstra como a colaboração entre instituições públicas, privadas e de pesquisa pode impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Segundo ele, a presença de representantes de entidades como Suframa, Foxconn, Sebrae, governo e prefeituras e institutos como CITS-Amazonas, FITEC e CONECTHUS se configura como um importante catalisador para a modernização do setor agropecuário regional.

“O evento será um espaço de aprendizado, networking e formulação de estratégias em rede para ampliar o uso de tecnologias digitais na agricultura, reforçando o compromisso com a inovação e com soluções que aliem produtividade à conservação ambiental na Amazônia”, conclui Bendahan.

Serviço

Workshop de Agricultura Digital na Amazônia

Data: 1, 2 e 3 de abril de 2025

Horário: 8h às 16h30

Local: Embrapa Roraima

Programação: Clique Aqui

Mais informações: (95) 4009-716

Clarice Rocha

Veja também

Topo