Durante audiência pública da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Deputados, o deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) fez um apelo à ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, solicitando urgência na ampliação dos projetos de apoio às pessoas com deficiência na região Norte, com destaque para o estado de Roraima.
O parlamentar ressaltou que o ex-ministro da pasta já havia sinalizado sobre a possibilidade de ampliação dos repasses aos estados que aderiram ao Programa Viver Sem Limites, do Governo Federal. Segundo Zé Haroldo, foi mencionado em reuniões anteriores que o Ministério já trabalhava na inclusão de um adicional de 20% aos recursos destinados aos Centros Integrados de Atenção às Pessoas com Deficiência (CIAPD) nos estados.
“Vivemos em um país com enorme complexidade. As políticas públicas e os esforços governamentais precisam estar alinhados para reduzir desigualdades regionais. Na região Norte, a realidade exige uma rede de proteção e cuidado robusta, capaz de atender às necessidades dessa parcela da população. Portanto, reforço o meu apelo pela priorização de investimentos para fortalecer os Centros Integrados de Atenção às Pessoas com Deficiência,” destacou o deputado.
Em resposta, a ministra Macaé Evaristo afirmou que o ministério está empenhado em fortalecer os investimentos e as políticas públicas de cuidado para pessoas com deficiência, especialmente em regiões mais vulneráveis como o Norte do país.
Zé Haroldo finalizou sua fala pontuando que continuará vigilante e cobrando as melhorias necessárias para garantir que nossas pessoas com deficiência tenham o suporte e a assistência que merecem.