Nesta segunda-feira, 4, o deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) usou a tribuna no plenário da Câmara dos Deputados para repudiar as agressões sofridas por crianças com deficiência em escolas brasileiras e também para cobrar providências sobre o assunto.
Para o parlamentar, os episódios que foram noticiados pelos veículos de comunicação evidenciam as falhas no sistema educacional para receber crianças com deficiência. Zé Haroldo ressalta que o Estado e a sociedade precisam garantir que cada criança, independentemente de suas diferenças, seja tratada com respeito e dignidade e que a educação seja, de fato, um instrumento de transformação e emancipação.
“Após oito anos após a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão, parece que a inclusão ainda não saiu do papel. Nesta última semana, fomos confrontados com dois casos chocantes de educadores que agiram com agressividade contra alunos com deficiência. Uma ação que vai contra tudo o que defendemos em uma sociedade justa. Inclusive, esta casa aprovou nesta última semana o projeto de minha autoria para assegurar mais acessibilidade e direitos aos estudantes com TOD.”
O deputado afirma que a verdadeira inclusão começa muito antes da sala de aula. “Ao falar em inclusão, precisamos assegurar o aperfeiçoamento e a constante capacitação dos profissionais que atuam na educação. Vivemos em um mundo que, infelizmente, é permeado pelo capacitismo. Diante disso, é fundamental que nos unamos, como sociedade, para criar uma rede de proteção para as nossas crianças”, afirmou.