Faperr encerra participação em encontro nacional sobre pesquisa e inovação

Objetivo do evento foi debater assuntos relacionados à realidade de cada FAP. – Fotos: Ascom/Faperr

A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) participou, em São Paulo, do Fórum Nacional Confap, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

A ação, que contou com a parceria da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), teve como representante de Roraima o diretor Técnico da Faperr, Carlos Borges.

O principal objetivo do evento foi debater assuntos relacionados à realidade de cada FAP (Fundação de Amparo à Pesquisa), além de discutir sobre a pesquisa científica brasileira.

Para Borges, o evento foi de extrema importância para Roraima e pela troca de experiências. “Um momento ímpar para a Faperr, pois no Fórum do Confap podemos discutir sobre ciência, pesquisa e inovação. Uma verdadeira troca de experiências que acaba engrandecendo o nome da Faperr”, afirma.

Por sua vez, o presidente do Confap, Odir Dellagostin, ressalta a importância da presença da Faperr neste evento nacional. “Foi o último Estado a ter uma Fundação de Amparo e ter Roraima conosco significa muito. É a representação do extremo Norte no Confap e com isso fechamos todos os estados do Brasil com uma Fundação que visa a pesquisa científica”, detalhou.

A presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Mercedes Bustamante, também destacou a Faperr por ser uma jovem Fundação, mas com grande potencial. “A participação da Faperr no Fórum indica que há uma grande intenção de aprender para evoluir cada vez mais a ciência de Roraima. Aos pesquisadores, contem com a Capes porque faremos o ano da ciência em todo Brasil”, ressaltou.

Visitas e técnicas e reuniões

Na quarta-feira, 22, o Confap realizou uma série de visitas técnicas com a equipe composta por presidentes, diretores e gestores, a instituições relacionadas à pesquisa, como o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e a sede da Natura, também em São Paulo.

Também durante o primeiro dia, foi realizada a reunião geral dos gestores de comunicação das FAPs. A pauta do encontro foi o fortalecimento das assessorias de comunicação de todas as FAPs, além da Iniciativa Amazônia +10.

No encerramento realizado nesta sexta-feira (24), foram debatidas pautas de interesse interno como a eleição da nova diretoria do Confap (2023-2025), Iniciativa Amazônia +10: Balanço e Perspectivas, além das novas sedes que realizarão o Fórum ainda em 2023.

Gabriela Garcia

 

 

Veja também

Topo