O deputado estadual Chico Mozart (PP) apoia a campanha do outubro rosa e a campanha “Mechas da Esperança” promovida pela Assembleia legislativa de Roraima, que tem o objetivo de confeccionar perucas com cabelos doados por pessoas voluntárias, que serão entregues à Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC) para mulheres em tratamento de câncer.
“Esse projeto que conta com várias parcerias é focado na valorização da mulher e da sua autoestima, principalmente em um processo tão difícil e doloroso. Apoio com muito orgulho essa iniciativa e convido à população a conhecer mais sobre a campanha e que possam fazer mais doações para o banco de mechas”, disse Mozart.
E quem confecciona as perucas sozinho e de forma manual é o cabeleireiro Airton Alves, que em um ateliê na sala da casa dele e que atua no ramo há 25 anos. Ele conta apenas com uma máquina de costura para prender os fios.
“É trabalhoso, mas é gratificante, porque cada peruca leva de oito a nove horas para ficar pronta. Para cada peça são necessários cerca de 300 gramas de mechas a partir de 20 centímetros de comprimento, ou seja, precisa da doação de pelo menos três pessoas. No fim, ver um sorriso de gratidão estampado no rosto de quem mais precisa é o suficiente, é esse o pagamento”.
A campanha vai até o fim do mês e qualquer pessoa de qualquer tipo de cabelo, inclusive tingido, pode doar as mechas. Para doar a pessoa também pode ir até a Assembleia Legislativa, em uma unidade da Escolegis ou na Procuradoria Especial da Mulher (PEM) que fica na avenida Santos Dumont, 1470, Aparecida, no horário de 8h às 18h.
Cada uma das mulheres em tratamento que queiram as perucas, pode escolher a que melhor lhe servir e após o tratamento e o crescimento dos cabelos, elas serão devolvidas para que outras mulheres possam utilizar.