Pacientes em TFD que precisam viajar para fora do estado e outros que estão em alta médica e precisam retornar à Roraima, procuraram o deputado Eder Lourinho (PSD), para denunciar o atraso na emissão de passagens e no repasse de ajuda no Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Eles alegam que o atraso na emissão das passagens chegam até 10 dias e o repasse do TFD, as vezes, mais de um mês.
Uma paciente que fez transplante renal e necessita de acompanhamento médico em São Paulo disse que já perdeu uma consulta por atraso na emissão da passagem e tem outra consulta marcada para o fim deste mês e teme perder a data de novo, caso a passagem não seja emitida em tempo hábil. Ela disse que muitos pacientes que já estão agendados em outros estados pela própria Secretaria de Saúde podem ser penalizados por falta dessas passagens antecipada a data.
Outra paciente afetada pela problemática relatou que está fora do estado há muitos dias e já recebeu alta médica, mas não consegue retornar por que ainda não recebeu a passagem aérea que deveria ser emitida e encaminhada pelo Estado. Ela afirmou que a demora na emissão da passagem e no pagamento do TFD para o paciente poder viajar para outro estado ou garantir o seu retorno para casa é a grande insatisfação da maioria das pessoas que recebem tratamento fora do domicílio.
Por sua vez, o deputado Eder Lourinho pediu ao governo, através indicação, celeridade no atendimento à essas pessoas que, segundo ele, muitos delas, estão em tratamento oncológico e precisam de acompanhamento e atenção especial. Ele lembrou ainda que, por falta do pagamento de ajuda ao TFD antecipado, muitos pacientes estão pagando estadia do próprio bolso, o que acarreta despesas extras e compromete o orçamento da família.