Os deputados aprovaram durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) desta terça-feira, 19, com 18 votos, o Projeto de Lei (PL) nº 148/2023, de autoria do deputado Armando Neto (PL), que institui a Política Estadual Avança Paradesporto, democratizando a igualdade do acesso gratuito e de qualidade, com estruturas físicas, treinamentos e equipes multidisciplinares de saúde.
Conforme o PL, o intuito é aprimorar as performances individuais e coletivas de rendimento e alto rendimento do paradesporto roraimense, contribuindo, assim, para o crescimento sustentável do número de atletas de alto nível com deficiência, bem como para o aumento das participações e da evolução dos resultados do Brasil em competições paradesportivas internacionais.
Com nove diretrizes para a política estadual do paradesporto, a iniciativa visa identificar e desenvolver talentos para as modalidades paradesportivas, com a promoção de eventos voltada para o público-alvo, além de incentivar parcerias com universidades e capacitar os profissionais envolvidos no Avança Paradesporto.
Um dos critérios para o público-alvo do programa é o atleta ou equipe ter participado, nos últimos 12 meses, de, pelo menos, uma competição regional, nacional e/ou internacional da modalidade. É necessário também o atleta ou equipe ter alcançado índice de participação em competições zonais, mundiais e/ou paraolímpica.
Marilena Freitas