Zé Haroldo Cathedral quer instituir Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Down

Objetivo é assegurar que desde o nascimento esses pacientes tenham acesso a uma atenção integral e multidisciplinar. – Foto: Ascom Parlamentar

Em alusão ao dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira, 21, o deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) apresentou na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 910/24, que propõe a instituição da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Down.

O projeto proposto pelo autor estabelece diretrizes como a intersetorialidade no desenvolvimento das ações e políticas, garantindo atendimento integral desde os primeiros meses de vida, em serviços de saúde, com uma abordagem interdisciplinar.

Zé Haroldo destaca a importância da iniciativa ao mencionar que, além do déficit de desenvolvimento psicomotor e intelectual, os pacientes com Síndrome de Down também enfrentam uma maior propensão a diversas outras alterações, como auditivas, ortodônticas e visuais. O parlamentar ressalta ainda a necessidade do acesso precoce e contínuo a serviços de saúde multidisciplinares para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, permitindo que tenham uma vida longa e plena em todos os aspectos.

“Nosso principal objetivo é assegurar que desde o nascimento esses pacientes tenham acesso a uma atenção integral e multidisciplinar nos serviços de saúde, promovendo assim a qualidade de vida com crescentes níveis de inclusão social e autonomia para aqueles diagnosticados com Síndrome de Down”, pontuou o deputado.

 

Veja também

Topo