Segurança alimentar: Sesau orienta comerciantes sobre padrões de boas práticas na manipulação de alimentos

Técnicos visitam os comerciantes para verificar se todas as práticas de manipulação de alimentos estão sendo devidamente seguidas. – Fotos: Taira Guerreiro/Secom-RR

Além de proporcionar diversão, a 31ª edição do São João no Parque Anauá, maior arraial da região Norte e promovido pelo Governo de Roraima, também é espaço para mostrar a rica gastronomia dos comerciantes roraimenses.

Para garantir a segurança alimentar de quem está frequentando o evento, a Sesau (Secretaria de Saúde) está visitando os comerciantes para verificar se todas as práticas de manipulação de alimentos estão sendo devidamente seguidas.

O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Vigilância Sanitária, da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, começou bem antes do início dos festejos, com profissionais promovendo uma palestra sobre as boas práticas do manuseio de alimentos que ocorreu na sexta-feira, dia 22.

“Foram 67 pessoas na palestra, onde uma inspetora sanitária apresentou forma corretas de manipulação de alimentos. No Arraial, vai ter a Vigilância Sanitária fazendo orientações sobre essas boas práticas de alimentação, garantindo a segurança alimentar da população”, reforçou o diretor do DVE, Rafael Chrusciak.

Entre os profissionais que participam das visitas está o fiscal sanitário Jander Arruda, que destaca a importância de estar orientando os comerciantes que estão fomentando a economia gastronômica do Arraial.

“Observamos a diferença desde a organização da alimentação, que é produzida de uma forma que facilita essa manipulação. Os comerciantes têm bem dividida as tarefas, de quem vai pegar o dinheiro e quem não vai, por exemplo. Nosso papel é garantir a segurança na produção e na venda da comida para que o evento esteja adequado à população”, disse.

A Nivanir Maria está aproveitando o São João no Parque Anauá para vender carne de sol na chapa. Ela afirma que a presença da Vigilância Sanitária traz maior segurança sobre o trabalho desenvolvido pelos comerciantes.

“Em primeiro lugar quando você vem vender alimentos você está botando a vida de todo mundo em risco, então é muito bom você sentar, comer e dizer que comeu uma comida gostosa e sadia. [Os fiscais] falaram que estava tudo em ordem”, destacou.

Pelo o segundo ano consecutivo, Lindomara Alves aproveita o Arraial promovido pelo Governo de Roraima para oferecer os seus irresistíveis hambúrgueres. Ela também elogiou a presença e as orientações que tem recebido dos fiscais da DVE.

“Ensinaram como atender os clientes, como cuidar da limpeza e higiene. Temos que olhar mesmo para ver se tem nada errado para não prejudicar ninguém, e ninguém ficar doente”, pontuou.

Arraial no Parque

O 31º São João no Parque Anauá teve início nesta segunda-feira, 22, e vai até o sábado, dia 27. A programação terá dois palcos para as apresentações musicais nacionais e regionais, além do Espaço Kids, da Arena Junina, três parques de diversão e uma estrutura gigante para a praça de alimentação, tendas para vendas em geral e serviços de vários órgãos de governo.

O Forródromo será o palco de mais uma edição do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que ocorrerá durante as noites de festejo. São 28 agremiações que disputam o título nos grupos Especial, de Acesso e Emergente.

Nos seis dias de festa, o público também poderá aproveitar as apresentações de 42 artistas locais dos mais variados estilos musicais, além das três atrações nacionais convidadas: JM Puxado, Marília Tavares e Japinha Conde.

Suyanne Sá
Topo