Garantir oportunidades para todos é o dever da Prefeitura de Boa Vista. Por isso, ocorre neste sábado, 24, o 2º Aulão do Estudante, no auditório da Faculdade Cathedral. Com 500 vagas e um time de oito educadores, a maratona de estudos se iniciou às 8h e segue até às 18h. A participação é gratuita e o objetivo é incentivar os jovens ao ensino superior, em busca de uma sociedade educacionalmente igualitária.
Dentre as vagas, 150 são destinadas aos integrantes de projetos sociais da prefeitura. O dia será inteiramente dedicado à ampliação de conhecimentos e para garantir mais uma oportunidade a esses jovens na luta por boas notas nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
“A ideia é prepará-los para ingressar na faculdade, principalmente, os integrantes dos projetos sociais, que são pessoas em vulnerabilidade social e precisam de um incentivo ainda maior. Sempre reforçamos a importância dos estudos, pois isso é fundamental no desenvolvimento deles”, disse a superintendente de Desenvolvimento da SEMGES, Sheyla Santana.
A primeira edição do “Aulão do Estudante” ocorreu em agosto do ano passado. Quando a professora Neyane Cristina, responsável pelo Centro de Isoladas, teve a ideia de fazer o evento gratuitamente, foi logo procurar a SEMGES, que por sua vez, deu todo o apoio necessário à iniciativa. Para ela, esse momento é uma realização de sonhos em conjunto.
“Contribuir para a educação desses jovens é um grande privilégio. O nosso ensino precisa de inovação e inclusão. São diversos sonhos sendo trabalhados com profissionais capacitados. Os vestibulandos têm o sonho da profissão e do futuro. Eles querem construir uma carreira. Assim, o ‘aulão’ é uma revisão de tudo o que vai cair nas provas, todo o conteúdo trabalhado durante o ensino médio”, contou Neyane.
Futuro promissor
Jesus Guzman tem 16 anos e é integrante do Dedo Verde desde 2023. O menino tem o sonho de se tornar um cirurgião. Por isso, o curso escolhido foi o de Medicina. “O aulão acaba sendo uma oportunidade única de aprender o conteúdo que eu preciso estudar para alcançar as minhas metas. Então, estou animado”, falou.
Assim como Jesus, Giulia Eduarda também pretende cursar medicina. “Fiquei sabendo do ‘aulão’ pela minha amiga e achei muito legal. Então, resolvi participar. Gosto muito da área de pediatria e acho que preciso melhorar muitas coisas. Assim, aproveito todas as oportunidades para estudar”, explicou a estudante de 17 anos.