Dois técnicos da Gerência de Sistema de Qualidade de Água da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) participaram do 44° Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade, promovido pela Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) e a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).
O evento ocorreu de quarta, 28, até esta sexta-feira, 30, em Salvador (BA), e reuniu especialistas de diversas áreas para debater temas cruciais no controle de qualidade do setor de saneamento.
“A participação dos técnicos da Caer junto aos eventos da Aesbe é fundamental, pois proporciona uma experiência prática significativa, com visão aprofundada das operações diárias e das inovações tecnológicas implementadas e que podem ser adaptadas para a Caer”, explicou o presidente da Caer, James Serrador.
Conforme o químico industrial e gerente de Sistema de Qualidade de Água da Caer, Mário Fogaça, o encontro foi proveitoso e de suma importância para conhecer novas tecnologias, como a automatização dos laboratórios e da ETA (estação de tratamento de água) da Embasa.
“O encontro também nos proporcionou mais conhecimento sobre o Programa de Segurança da Água, que teve modificações recentes na portaria e ainda está em fase de adaptação nas empresas de saneamento. Todo conhecimento adquirido nesse evento será aplicado e adaptado para o dia a dia da Caer”, pontuou Mário.
A programação contou com uma visita técnica à ETA da Embasa, e entre os principais temas abordados no evento, estiveram o controle da qualidade de produtos químicos, a gestão de testes microbiológicos e a formação de subprodutos da desinfecção, assuntos essenciais para garantir a segurança e eficiência dos processos de saneamento, análise de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), substâncias emergentes e o uso de inteligência artificial em sistemas de gestão da qualidade.
O evento contou com uma área de exposição com 10 estandes, onde fornecedores apresentaram inovações e soluções para o setor, fomentando a troca de conhecimentos e a formação de parcerias estratégicas.