Por 17 votos, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, nesta terça-feira, 8, o Projeto de Decreto Legislativo nº 45 de 2024, que determina a Federação Roraimense de Tênis e Beach Tennis (FRRTBT) como de utilidade pública.
A matéria é de autoria do deputado Marcelo Cabral (Cidadania) que destacou a importância de atividades esportivas para a inclusão social e cultural. “Esse projeto é importante para o esporte roraimense, pois são modalidades que se tornaram populares e têm conquistado cada vez mais adeptos”, ressaltou o parlamentar, durante defesa do PL.
Na justificativa, Cabral reforçou a relevância da atuação da federação. “A formalização deste reconhecimento contribuirá para fortalecer as ações da associação e para promover o desenvolvimento integral da comunidade em que está inserida, trazendo benefícios significativos para a população”, diz trecho do documento.
O documento pontua que a federação roraimense tem se destacado desde 2021, quando foi criada por seus filiados que praticam Tênis, Beach Tennis e Tênis em Cadeira de Rodas, participando de eventos nacionais e criando parcerias para fomentar a prática na região.
“Contudo, foi no ano de 2023 que a federação teve sua primeira participação em âmbito nacional, onde o estado de Roraima participou tanto da Copa das Federações de Tênis quanto de Beach Tennis, conseguindo, assim, fazer parte do quadro de filiados da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e, assim, foi dado o pontapé inicial do projeto social com o tênis em cadeira de rodas, prometo este que teve como inspiração o atleta n’ l do Brasil em ténis em cadeira de rodas”, ressalta trecho da justificativa.