O Ministério da Saúde deu início nesta quarta-feira, 9, em Brasília, ao curso de Atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o manejo de HIV/AIDS em adultos. A Sesau (Secretaria de Saúde) está participando do evento com seis profissionais das áreas de Clínica Geral, Farmácia e Infectologia.
A participação do Estado na ação tem como finalidade o aprimoramento da assistência e o tratamento às pessoas vivendo com o vírus HIV, especialmente após a ampliação da rede de referência do município de Rorainópolis, no Sul do Estado. O treinamento encerra dia 10, quinta-feira.
“Hoje nós temos novas drogas que serão utilizadas no combate e prevenção contra o HIV, ajudando as pessoas que convivem com esse vírus. Sabemos que hoje é um grande tabu para essas pessoas, devido ao preconceito que às vezes vem do próprio lar, e o nosso intuito é buscar proporcionar uma qualidade de vida para essas pessoas”, destacou o clínico do município, Janderson Lima.
Além dele, a comitiva de Roraima conta está composta pelos clínicos gerais Hugo Souza e José Murilo; pelas farmacêuticas Ângela Lima e Daniele Lima e pela médica infectologista da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, Maria Soledade Benedette.
A programação do evento conta com a participação de vários especialistas de renome, como o professor adjunto e chefe do laboratório de infectologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Dr. Paulo Abrão Ferreira.
“Estamos no primeiro dia [do curso], ainda há mais um dia pela frente, esse primeiro momento está sendo bem louvável e proveitoso e eu não tenho dúvida que o outro dia não será diferente”, completou.