ALE-RR celebra 49 anos da Polícia Militar de Roraima e destaca parceria e políticas públicas em prol da instituição

Aniversário da corporação é celebrado nesta terça-feira, 26 de novembro. – Fotos: Alfredo Maia | SupCom/ALE-RR

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) completa, nesta terça-feira, 26, 49 anos de serviços à população. Com atuação na segurança e ações sociais, a instituição auxilia no desenvolvimento do Estado, o que é reconhecido pela Assembleia Legislativa (ALE-RR).

Oriunda da Guarda Territorial criada em 1944 no Estado, a PMRR foi instituída em 1975 pela Lei nº 6270/75. Ao todo, são 80 anos de serviço de segurança para a sociedade roraimense.

Presidente do Poder Legislativo parabeniza a corporação.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), reforçou que a Casa celebra a data com muito orgulho e gratidão pela instituição ter sido a linha de frente na garantia da segurança e da ordem no Estado, ao longo desses anos.

“Como um antigo integrante da PM, sei bem da luta diária, das dificuldades e das vitórias que marcam a trajetória dessa corporação. A Polícia Militar de Roraima é, sem dúvida, um pilar fundamental da nossa sociedade. E esses heróis, que dia após dia enfrentam desafios, merecem nosso reconhecimento e respeito”, disse.

Ele também frisou o papel da ALE-RR em promover políticas públicas em prol da corporação e dos militares, reforçando que a PM se fortalece com o apoio institucional e a valorização do poder público.

“Nosso compromisso é com a melhoria das condições de trabalho, com o avanço das políticas públicas para a segurança e, claro, com a valorização dos policiais, que são essenciais para a paz e a tranquilidade de todos os roraimenses. Que possamos, a cada ano, renovar o nosso compromisso com a PM, a população e o futuro de Roraima”, acrescentou.

Comandante da Polícia Militar de Roraima, coronel Miramilton Goiano.

O comandante-geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano, reforçou que a instituição é uma polícia de proximidade com a comunidade e desenvolve inúmeros projetos que atendem desde crianças até idosos.

Entre eles, estão o “Polícia na Escola” e “Ronda Ame – Maria da Penha”, além de ações do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), Cavalaria e Canil.

“A população roraimense confia na polícia de seu Estado. É uma polícia realmente voltada para a sociedade. Parte dessa credibilidade vem, além das ações sociais, do reforço da segurança pública”, enfatizou.

Conforme destacou o comandante, Roraima foi o estado que mais reduziu a violência no país no ano passado e o índice tende a se repetir em 2024. “Ao longo desses anos, a Polícia Militar vem alcançando diversos patamares e tem evoluído”, garantiu.

Miramilton também agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa, que auxilia no desenvolvimento da entidade. “Agradeço ao Poder Legislativo que sempre nos apoia por meio de emendas e ideias, e por sempre estar conosco”, concluiu.

Sargento PM Dayane Castilho, do Canil.

Zorro, um amigo especial

Um diferencial da Polícia Militar em Roraima é o trabalho social com crianças e idosos através do auxílio terapêutico com animais, executado pelo Canil. O Zorro, um cachorro da raça Bernese, é encarregado de levar tranquilidade e amor a instituições públicas do Estado.

Apesar do grande porte, o cão é extremamente dócil e carinhoso e tem apenas 1 anos e 9 meses de vida. São realizadas, em média, dez visitas por semana. Para solicitar um momento de acolhimento com o Zorro, basta entrar em contato com o Comando-Geral da PM.

A sargento PM Dayane Castilho, do Canil, é uma das responsáveis pelo pet. Ela explica que o cão é um coterapeuta e tem a função de agregar em sessões de terapias bem como promover sensação de bem-estar para as pessoas que têm contato com ele.

Soldado PM Eder Escorcio.

“O Zorro auxilia como estímulo para pacientes que tenham rigidez ou problemas de fala, por exemplo. É um instrumento maravilhoso pois, além de ser um cão de serviço, é um animal que desperta carinho e afeto nas pessoas. Temos notado respostas bem positivas”, explicou.

Ela acrescentou que o pet soma com tudo que a Polícia Militar já faz. “Nós somos sim operacionais, mas nós também somos sociais e temos esse trabalho de prevenção, carinho e afeto”, reforçou.

É preciso vocação

A Polícia Militar tem a função de manter a ordem pública e proteger a sociedade, seja com ações preventivas ou ostensivas. Mas, para exercer esse papel, é preciso ter vocação, conforme salientou o soldado PM Eder Escorcio.

Polícia Militar está presente nas ruas do Estado.

“Você tem que ser vocacionado para ser policial militar. É necessário agir com respeito e educação em qualquer ocorrência e, principalmente, ajudar a comunidade, porque temos que servir e proteger”, afirmou.

O militar também frisou que a polícia sempre está pronta para atender toda e qualquer ocorrência e atua na linha de frente do combate ao crime. Com isso, sempre há viaturas nas ruas para fazer o trabalho preventivo.

“O objetivo é mostrar para as pessoas com más intenções que a polícia está na rua. Importante lembrar que a Polícia Militar de Roraima está presente em todos os municípios, inclusive no Baixo Rio Branco, para o que o cidadão precisar”, concluiu.

Bruna Cássia

Veja também

Topo