Nesta quinta-feira, 5, é celebrado o Dia Nacional da Acessibilidade, para conscientizar e estimular ações que promovam uma sociedade mais justa e inclusiva para as pessoas com deficiência. Pensando nisso, a Escola Estadual Lobo D’almada promoveu um dia atípico para os 42 alunos especiais que compõem o corpo de estudantes.
Em um café da manhã, os alunos apresentaram seus talentos, trocaram chocolates como forma de interação, assistiram vídeos com imagens da trajetória de todos em 2024 e puderam confraternizar o final do ano letivo ao lado dos colegas e professores.
“Nós temos um desafio muito grande, que é acolher todos os nossos alunos PCDs. Eles participam de todas as atividades da escola, são acolhidos na sala multifuncional e na sala de aula pelos professores e os auxiliares. Também são inclusos tanto nas atividades voltadas para o conhecimento acadêmico, como atividades esportivas”, explicou a professora Marta Simone, gestora da escola.
Já a dona Francidalva Costa, mãe do aluno Carlos Eduardo da Costa, conta que o filho se sente tão bem na escola que faz questão de não faltar nenhum dia.
“Meu filho está no primeiro ano e em relação à escola, eu não tenho o que reclamar! Só tenho a agradecer pelo acolhimento que tem na sala multifuncional, pelas professoras e os cuidadores. Então eu vejo que ele se sente muito bem dentro da escola, tanto que ele pede pra vir sempre, e eu vejo que realmente estão incluindo ele em todas as atividades”, reforçou.
O aluno Kalebe Witt, atleta paralímpico de bocha adaptada, explica que a escola é totalmente acessível para quem precisa se locomover de cadeira de rodas.
“Eu gosto muito dessa escola que estou agora. Aqui tem muita acessibilidade para mim, que sou cadeirante, e para meus colegas que possuem outros tipos de necessidades especiais. Estou tentando aprender na medida do possível. As atividades da escola são muito legais, e o que eu mais gosto de fazer no meu tempo livre é assistir e jogar bocha! Estou nesse esporte há mais ou menos dois anos”, ressaltou.
O Governo do Estado reforça a relevância de datas como esta durante todo o ano, com a realização de palestras, entregas de cadeiras de rodas, campanhas publicitárias, eventos e ações de sensibilização, buscando chamar a atenção da sociedade para a importância de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas, tenham a oportunidade de acessar o que é de direito, de participar ativamente da vida pública e de se sentir parte da sociedade.
“Como pai de uma pessoa com deficiência, sei o quanto é importante promover a inclusão, a acessibilidade e o respeito. No Governo de Roraima, acreditamos no potencial de cada pessoa, e nosso objetivo é garantir que ninguém fique para trás. Queremos que todos se sintam acolhidos e valorizados, seja na escola, no trabalho ou no atendimento público”, afirmou o governador Antonio Denarium.