O vereador Adjalma Gonçalves (Podemos) protocolou os três primeiros Projetos de Lei da 14ª legislatura da Câmara Municipal de Boa Vista. As propostas que tratam do Dia Municipal do Turismo, do cardápio diferenciado nas escolas e da Educação Climática na rede municipal de ensino vão começar a tramitar após o fim do recesso, em fevereiro.
Dia Municipal do Turismo
O primeiro projeto prevê a criação do Dia Municipal do Turismo, a ser celebrado anualmente em 8 de maio, bem como a inclusão dessa data no calendário municipal de eventos. Dos objetivos da iniciativa, estão a divulgação dos atrativos turísticos locais e a realização de campanhas, cursos e debates sobre a importância desse segmento para Boa Vista.
“O turismo é de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento econômico”, considera o vereador.
Cardápio diferenciado nas escolas
A segunda proposta pretende obrigar as escolas públicas municipais a fornecer merenda escolar com cardápio diferenciado para atender alunos com doenças crônicas, metabólicas, condições alérgicas e seletividade alimentar.
“A ideia é que haja uma orientação clara para a adaptação do cardápio de merenda escolar adequado, de acordo com as necessidades dos alunos, quando diagnosticada alguma restrição alimentar decorrente de patologias, o que é de fundamental importância para a qualidade de vida do educando, seu aprendizado e preservação de sua saúde”, explicou Adjalma Gonçalves.
Educação Climática nas escolas
O terceiro projeto pretende incluir a Educação Climática no programa da rede municipal de ensino como conteúdo suplementar às diversas disciplinas que já compõem a grade curricular. Dos temas a serem tratados por essa matéria, estão o aquecimento global, a sustentabilidade e a poluição e seus impactos para o clima.
“A Educação Climática nas escolas é essencial para encorajar a modificar atitudes e comportamentos e ajudar na adaptação às tendências vinculadas às mudanças climáticas, visto que as consequências do desequilíbrio ecológico e climático causados por emissão de gás carbônico, queimadas e outros poluentes são sentidas a todo o momento”, pontuou o parlamentar.