Projeto de Lei de Ítalo Otávio sugere mais um elevador nos ônibus de Boa Vista

Proposta prevê que todos os veículos de transporte público coletivo deverão ser adaptados para garantir a acessibilidade plena. – Fotos: Ascom Parlamentar

Depois de realizar uma vistoria na empresa de transporte público de Boa Vista, o Vereador Ítalo Otávio (Republicanos) apresentou um projeto de lei que substitui o espaço de acompanhante de pessoas cadeirantes por outra vaga para essas pessoas com deficiência.

A proposta prevê que todos os veículos de transporte público coletivo deverão ser adaptados para garantir a acessibilidade plena e independente das pessoas com deficiência.

“Conseguiremos ampliar a acessibilidade e inclusão social no transporte público de Boa Vista. E sem afetar as cadeiras normais dentro do ônibus, pois a mudança seria no local destinado a cadeira de um acompanhante do cadeirante. Hoje, se um cadeirante estiver usando o espaço reservado, outro usuário em cadeira de rodas é obrigado a esperar o próximo veículo, o que pode resultar em atrasos de até uma hora para embarcar”, explicou o autor da lei.

Esse cenário de exclusão contraria o princípio básico de acessibilidade garantido pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que busca assegurar, em igualdade de condições, o direito de ir e vir e a cidadania plena para as pessoas com deficiência.

Veja também

Topo