
A deputada federal Helena Lima (MDB) cumpriu agenda no Ministério do Planejamento, em Brasília, nesta terça-feira, 25, para acompanhar o andamento das obras e acordos relacionados à Rota de Integração, que ligará o estado de Roraima à Guiana. A parlamentar, que tem atuado no Congresso em defesa do projeto, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social da região.
Conforme a deputada, a Rota de Integração é uma prioridade para Roraima e tem o potencial de impulsionar a economia local. “As rotas de integração que vão ligar o estado de Roraima às Guianas vão trazer o desenvolvimento econômico e social que nós precisamos”, afirmou Helena Lima.

Ela ressaltou que o acordo de transporte entre Brasil e Guiana e as tratativas sobre o tratado fitossanitário estão em andamento. “A boa notícia é que o acordo de transporte entre o Brasil e a Guiana parece que já foi feito, finalmente, e também as questões do tratado fitossanitário estão em andamento”, disse.
A parlamentar também enfatizou a expectativa dos produtores locais em relação ao novo mercado que se abrirá com a integração. “Nós precisamos vender para a Guiana os nossos produtos, e os nossos produtores estão bem ansiosos para que descubram uma realidade lá no Norte”, completou.

De acordo com o coordenador-geral da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento, Murilo Lubambo, a equipe técnica do órgão está trabalhando em diversas frentes para garantir a efetiva integração de Roraima à Rota 1. Segundo ele, uma das prioridades é a frente regulatória, que visa facilitar o trânsito de cargas e passageiros entre Roraima e a Guiana. “Nós somos parte da equipe técnica do Ministério, que está dia e noite trabalhando para fazer com que o Roraima se integre na Rota 1”, afirmou.
Além disso, o coordenador destacou os esforços para promover a integração social na região de fronteira. “Estamos trabalhando na integração entre os povos na área social, para fazer com que a região de fronteira seja uma região de desenvolvimento e que os habitantes da fronteira consigam se desenvolver e florescer nas suas vidas como cidadãos”, explicou.
Rota de Integração
A Rota de Integração é vista como um projeto estratégico para fortalecer as relações comerciais e sociais entre Brasil e Guiana, além de impulsionar a economia de Roraima, estado que historicamente enfrenta desafios logísticos e de isolamento geográfico.
Dessa forma, a iniciativa inclui o Linhão do Tucuruí, que levará energia elétrica a Roraima, a instalação de fibra ótica para ampliar a conectividade, a modernização da BR-174, principal rodovia que liga o estado ao restante do país, e a construção da estrada que conectará Bonfim a Georgetown, capital da Guiana.