
O deputado federal Albuquerque (Republicanos/RR) enviou indicação ao Ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro, solicitado intensificar ações para coibir a disseminação do vírus da gripe aviária e suas recentes mutações em território brasileiro.
A gripe aviária obrigou o EUA a abater até o momento mais de cem milhões de galinhas. Como sabemos pelo noticiário nacional, os preços dos ovos dispararam naquele país, sendo também uma das causas da pressão sobre os preços praticados no Brasil atualmente.
O Estado Americano da Califórnia determinou estado de emergência sanitária para controlar a propagação do vírus. Foram registrados ainda 62 diagnósticos de contaminação entre humanos no país, o que representa um recorde histórico.
A Organização Mundial de Saúde orienta a intensificação da vigilância e a descoberta precoce dos casos, além de ações para coibir o risco de contaminação em trabalhadores.
Até o momento, foram detectados 163 casos de gripe aviária no Brasil, todos em aves silvestres.
“Com o preço do ovo na altura que está, não podemos permitir a expansão dos casos de gripe aviária no Brasil, sob pena de os valores subirem ainda mais. Estaremos cobrando ações efetivas no MAPA para evitar a disseminação da doença”, afirmou Albuquerque.