
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou importantes projetos de decreto legislativo (PDLs) que concedem homenagens a cidadãos e instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado. As honrarias incluem as comendas Ordem do Mérito Legislativo e Orgulho de Roraima, além de moções de aplausos e de pesar.
O PDL nº 70/2024, de autoria da deputada Angela Águida Portella (PP), concede a Comenda Ordem do Mérito Legislativo de Roraima, na categoria Grande Mérito, ao senhor Audaliphal Hildebrando da Silva. Servidor público desde 2001, destacou-se por sua atuação na promoção da cidadania e no combate a violações de direitos, ocupando cargos como procurador do trabalho, corregedor e presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Também de iniciativa da deputada Angela Portella, foi aprovado o PDL nº 76/2024, que concede a Comenda Orgulho de Roraima a bombeiros militares do Estado que atuaram na missão SOS Rio Grande do Sul entre 9 e 28 de maio de 2024, realizando resgates e ações humanitárias. A homenagem reconhece a coragem e dedicação demonstradas na operação.
A Comenda Orgulho de Roraima foi concedida ainda, por meio do PDL nº 15/2025, aos jornalistas que contribuíram para a comunicação roraimense: Alexssandra Vaneza (in memoriam), Cyneida Correia, Etiene Travassos, Iara Bednarczuk, Isabela Schwarz, Gilvan Costa, Luciano Abreu, Marta Barron, Sheneville Araújo e Vanderleia Ferreira.
O PDL nº 25/2025, de autoria do deputado Soldado Sampaio (Republicanos), homenageia com a Comenda Orgulho de Roraima pessoas que atuam no fortalecimento da agricultura familiar e do abastecimento alimentar no Estado, incluindo ações voltadas a comunidades tradicionais, comercialização e manutenção de estoques reguladores.
Também de autoria de Soldado Sampaio, o PDL nº 26/2025 concede a mesma comenda à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e ao Sesc-RR. Ambas as instituições foram reconhecidas por seus relevantes serviços prestados em áreas como abastecimento alimentar, educação, saúde, cultura, lazer e assistência social no Estado.
O deputado Marcos Jorge teve aprovada a Moção nº 09/2025, em homenagem a quatro militares do Corpo de Bombeiros de Roraima que atuaram em um resgate na Cachoeira da Laje Verde, em Amajari. A operação, realizada em 20 de abril, salvou oito pessoas ilhadas em área de difícil acesso, com segurança e eficiência.
Por fim, a Moção de Pesar nº 10/2025, proposta pelos deputados Soldado Sampaio e Dr. Cláudio, presta homenagem ao Papa Francisco. Primeiro pontífice sul-americano e jesuíta da história, deixou um legado de humildade, justiça social e diálogo. Sua liderança aproximou a Igreja do povo e inspirou milhões pelo mundo.