Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

O Reitor da UFRR, Professor José Geraldo Ticianeli foi eleito Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior – Andifes, na última quinta-feira, 24/07, em Natal.Esta é a primeira vez na história que a UFRR terá um Reitor como Presidente da associação. – Foto: Divulgação

Portas abertas

• A UFRR realiza na terça e quarta-feira, 29 e 30, a edição 2025 do evento “UFRR de Portas Abertas”, voltado para estudantes das redes de ensino pública e privada.
***
• A programação será realizada no Centro Amazônico de Fronteiras – CAF, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
***
• Com o objetivo de apresentar a estrutura da universidade e os cursos oferecidos, o evento contará com apresentações culturais, palestras de orientação vocacional, visitação aos estandes de 35 cursos de graduação da UFRR, além de informações sobre o vestibular, formas de ingresso, políticas estudantis, bolsas e auxílios disponibilizados pela instituição.

Carreiras

• Encerram na terça-feira, 29, as inscrições para a Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (EaD), do IFRR.
***
• São 200 vagas para uma formação gratuita e de qualidade com a chancela da Capes. Confira os polos e as vagas: Boa Vista (40), Bonfim (40), Pacaraima (40), Mucajaí (40) e São Luiz (40).
***
• O edital e as inscrições podem ser visualizadas neste link.

É proibido

• A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de quatro tipos de cosméticos pelo fato do nome dos produtos sugerirem que há substância derivada de Cannabis em sua composição.
***
• A decisão foi publicada na última terça-feira, 22. Além do recolhimento, foi determinada a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos seguintes produtos: Califórnia Drop Sérum Facial Hemp Vegan; Psilo Glow Lip Balm Hemp Vegan; Magic LSD Máscara Capilar Hemp Vegan e Alucina Creme Hidratante Facial Hemp Vegan.
***
• A ação foi motivada devido à expressão “Hemp”, presente no rótulo dos cosméticos, o que pode confundir os consumidores sobre a presença de substâncias associadas à planta Cannabis sativa no produto.

Cuidados

• Com a morte da artista Preta Gil no dia 20 de julho, cresceram as buscas pela doença que a vitimou. A cantora lutava contra o câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon ou colorretal e, segundo o Instituto Nacional de Câncer – Inca, são estimados mais de 45 mil novos casos por ano no Brasil.
***
• Os principais fatores de risco estão ligados ao nosso estilo de vida: idade acima de 50 anos, sedentarismo, sobrepeso, alimentação pobre em fibras e o consumo excessivo de carnes processadas, como salsicha, bacon, linguiça, presunto e peito de peru. Além disso, quem já teve outros tipos de câncer, como de útero, ovário ou mama, ou tem histórico familiar da doença, deve ficar em alerta.
***
• Mas o câncer de intestino pode ser prevenível e tratável, principalmente quando descoberto no início. A prevenção começa com mudanças simples: manter o peso saudável, praticar atividade física com frequência e ter uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijão. Reduzir o consumo de carne vermelha e evitar totalmente os embutidos, que são alimentos feitos de carnes processadas, como salsicha, mortadela, salame e presunto. Não fumar e evitar bebidas alcoólicas completam o pacote da prevenção.

A matriarca de tradicional família roraimense Maria Amélia Rosas dos Santos completou 85 anos no domingo, 27. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta segunda-feira, 28, é Dia do Agricultor e Dia Mundial de Combate à Hepatite.

# Nesta segunda-feira, 28, estão aniversariando: o coronel do Corpo de Bombeiros Jefferson Dayson Ribeiro de Abreu e Ana Maria Borges do Nascimento. A coluna é dedicada a também aniversariante de segunda-feira, 28, a roraimense Albertina Coelho Maletta.

# Woody Allen vai publicar seu primeiro romance, que deve ser lançado em setembro deste ano pela editora independente Swift Press. Com o título original “What’sWithBaum?” (ainda sem tradução e previsão de lançamento no Brasil).

# Está chegando a IV Marcha das Mulheres Indígenas, de 2 a 8 de agosto de 2025, no Complexo Cultural Funarte – Brasília (DF). Mulheres indígenas de todo o Brasil se reunirão para fortalecer a luta por corpos-territórios, direitos ancestrais e por um futuro com justiça e dignidade. Serão dias de mobilização, debates, cultura e resistência.

O médico veterinário Thyago Monteiro faz parte da equipe do Programa do Bem-Estar Animal, da ALE-RR. – Foto: Nonato Sousa

VIRALIZAR

• O “morango do amor”, releitura contemporânea da tradicional maçã do amor, viralizou nas redes sociais e virou o novo fenômeno da confeitaria.
***
• Com uma estética irresistível e memória afetiva que remete a festas juninas e infância, o doce tem conquistado corações (e paladares) por todo o país.
***
• O segredo do sucesso, está na combinação entre sabor e afeto, mas a apresentação também faz a diferença.

FLOPAR

• Uma pesquisa Datafolha revela um dado preocupante: cerca de 53% dos brasileiros buscam informações sobre saúde nas redes sociais.
***
• Entre os mais jovens, o número é ainda maior, chegando a 66%. Diante de um vasto número de conteúdos com desinformação sobre doenças crônicas, a falsa ideia de encontrar diagnósticos em veículos não científicos poderá atrasar tratamentos e comprometer a saúde das pessoas.
***
• De acordo com o Datafolha, a pesquisa “Percepção da população brasileira sobre doenças crônicas ” revelou que o Google é o principal canal consultado, representando 38%. As buscas no Youtube concentram 15%, no Instagram, 11%, e os que o usam o Whatsapp na busca por diagnósticos e informações sobre saúde, representam 10%.

Marcando presença na coluna, a estudante Annanda Silva. – Foto: Alfredo Maia

Veja também

Topo