Escolha da profissão: Inovem aplica teste vocacional na Escola Estadual Major Alcides

Iniciativa do Centro de Inovação e Empreendedorismo da ALERR tem como objetivo auxiliar estudantes do ensino médio na escolha da carreira profissional. – Fotos: Alfredo Maia | SupCom/ALERR

Alunos da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues Santos, localizada no bairro Asa Branca, em Boa Vista, fazem teste vocacional nesta segunda-feira, 24, no período da manhã e tarde. A iniciativa é do Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) e tem como objetivo auxiliar estudantes do ensino médio na escolha da futura profissão.

O diretor do Inovem, Breno Carvalho, destacou que o projeto já alcançou mais de três mil alunos de nove escolas. Entretanto, esse número deve aumentar até o fim do mês de novembro, quando se encerra o ciclo deste ano.

Breno Carvalho, diretor do Inovem.

“Nosso objetivo é orientar os estudantes e levar conhecimento para cada um deles na escolha da profissão. Ano que vem, eles ingressam no mercado de trabalho, então o teste vocacional vem para facilitar este processo, para que sejam bons profissionais e bem remunerados”, explicou.

Durante a aplicação do teste, que ocorreu por meio de um formulário on-line, o psicólogo Wagner Costa ministrou uma palestra sobre a importância de se escolher uma profissão que traga satisfação emocional e financeira.

Wagner Costa, psicólogo palestrante.

“É muito importante que os adolescentes olhem para o futuro com essa perspectiva de descobrirem o que gostam para escolher uma profissão que tenha a ver com o seu perfil pessoal. Muita gente escolhe profissão a partir daquela necessidade de ganhar dinheiro e depois vai ser infeliz para o resto da vida”, alertou.

Um olhar para o futuro

A gestora da escola, Simony Santiago, disse que a aplicação do teste vocacional foi oportuna, pois os estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recentemente e, com o resultado de hoje, terão um direcionamento para escolher o curso que desejam fazer.

Gestora da escola, Simony Santiago.

“Recebemos isso com bastante alegria e entusiasmo, porque os alunos conseguem, de certa forma, perceber em que ponto estão e qual caminho desejam seguir. Muitos fizeram o Enem agora, então este também é um momento de ajudá-los a tomar essa decisão”, frisou.

Apesar de muitos alunos ainda terem dúvidas, há alguns que já sabem a profissão que desejam seguir. É o caso da Eyshila Gomes, de 17 anos, que pretende ser jornalista. Comunicativa, a menina se inspirou em um familiar.

“O resultado do meu teste deu ‘artístico’, que inclui profissões como jornalista e publicitário, que são as áreas do meu interesse. Vejo esta iniciativa como muito importante, porque nos motiva”, disse.

Eyshila Gomes, aluna do 3º ano.

Teste vocacional

O teste vocacional é aplicado por meio de um formulário on-line no qual os alunos respondem a perguntas específicas sobre o próprio perfil. Com base nas respostas, a plataforma sugere profissões que mais se assemelham às características e aos gostos dos estudantes.

As áreas de afinidade são: realista, investigativo, artístico, convencional, social e empreendedor, que abrangem diversos segmentos como bombeiro, cientista, arquiteto, enfermeiro, empresário, entre muitos outros.

Inovem

Criado em março de 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que visa impulsionar o empreendedorismo local, promover a educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.

Instituído pela Resolução Legislativa nº 01/2025, o Inovem desenvolve seis projetos: Conexão Financeira; Inovarr; Inovem Pro; Feira Inovem; Elas Inovam; e Teste Vocacional nas Escolas. Todos os projetos são voltados a diferentes segmentos e perfis da população, com foco na inclusão, inovação e geração de renda.

Bruna Cássia

Veja também

Topo