
O governador Antonio Denarium assinou, na manhã desta segunda-feira, 24, na sala de reuniões do Palácio Senador Hélio Campos, o decreto de nomeação de 28 novos auditores fiscais de tributos para reforçar o quadro da Sefaz (Secretaria da Fazenda).
Oriundos do concurso público realizado em 2021, os novos profissionais vão integrar o setor de fiscalização tributária, atuando sobretudo nos postos de controle fiscal da Sefaz, como o Jundiá, na divisa com o Estado do Amazonas.
Estiveram presentes no ato de nomeação cinco nomeados, agora auditores fiscais, quatro deles já residentes em Roraima: Jardel Pereira de Lira; Bruno Francisco Bezerra Cruz; Fábio Rodrigues Sobrinho; e Marcos da Silva e Silva; além de Klinger Rodrigues Lins, que veio de Pernambuco.
Reforço no quadro fortalece fiscalização e arrecadação do Estado
O governador Antonio Denarium destacou os investimentos que o Governo tem feito em tecnologia e infraestrutura na Sefaz e que a chegada desses novos auditores vai fortalecer o trabalho de fiscalização e, com isso, aumentar a arrecadação do Estado.
“Nós precisamos de servidores que tenham compromisso e comprometimento com o Estado. Todos nós temos que trabalhar para atender as pessoas da melhor forma possível, e a missão de vocês é a arrecadação de tributos e fiscalizar aquelas pessoas que são sonegadoras. Quanto mais unidos estivermos com um objetivo só, nós vamos ter um resultado melhor. E quem vai ter o resultado melhor é o Estado de Roraima, é a população, que vai ter mais benefícios com as ações que serão implementadas por vocês”, afirmou.

O secretário estadual de Fazenda, Manoel Sueide de Freitas, agradeceu ao governador pela sensibilidade de reforçar a Secretaria ao nomear os 28 auditores fiscais.
“A Sefaz tem na ativa somente 64 auditores trabalhando diuturnamente em benefício do Estado de Roraima. O Estado está crescendo, a engrenagem está crescendo, e o senhor é o responsável por isso e tem atuado muito forte na atração de investimentos e na geração de emprego e renda. Essa nomeação vai trazer mais eficiência e mais agilidade à administração tributária estadual”, pontuou o secretário.
Nomeações destacam superação de crise de 2018 e valorização de servidores
O deputado estadual Marcos Jorge, que já foi secretário da Sefaz, destacou que a atuação dos auditores fiscais é fundamental para o Estado e relembrou a situação pela qual Roraima passou há cerca de oito anos, quando chegou a ter intervenção federal.
“Cada um desses novos servidores deve perseguir o serviço público vocacionado. O governador enfrentou desafios aqui que ninguém jamais enfrentou quando assumiu: Estado quebrado, intervenção federal, muita coisa por fazer. E sabemos bem o quanto nós temos avançado, revertendo o trabalho de todos, de todo o Estado, em benefício da sociedade, com infraestrutura, captação de recursos, mantendo o Estado em dia. Então, de forma muito sucinta, eu quero parabenizar cada um de vocês pelo esforço. Os melhores estão aqui”, disse.

O vice-governador Edilson Damião deu as boas-vindas a todos e destacou a valorização que a atual gestão dá aos servidores públicos, citando vários exemplos de servidores de carreira que estão nos mais altos escalões da administração pública roraimense.
“Eu sou o primeiro servidor público vice-governador de Roraima, e fico muito orgulhoso de fazer parte de um governo que valoriza muito o servidor. O governador fez o time dele todo aqui dentro do Estado. E a vocês que estão entrando agora cabe, mais do que nunca, continuar esse trabalho de resgate. O trabalho de vocês é fundamental na arrecadação do nosso Estado. Espero continuar vendo os senhores nesta mesa, desempenhando o papel de vocês com muita seriedade, muita responsabilidade e muito compromisso”, afirmou Damião.
Falando em nome dos recém-nomeados, o auditor fiscal Klinger Rodrigues Lins falou do desafio que terá pela frente em nome do interesse público.

“A gente tem acompanhado durante esses anos e vê realmente a necessidade que Roraima tem de ter uma Secretaria da Fazenda que atenda aos anseios sociais, mas que, além de arrecadar, promova a justiça fiscal. E promova para que os menos favorecidos paguem menos impostos e aqueles que têm um pouco mais de condição colaborem mais para o Estado. Eu agradeço em nome de toda a turma que está sendo nomeada, mas também agradeço pela sociedade, que tem a ganhar com esse ato”, concluiu.



