Comitê de Acessibilidade e Inclusão do TCE-RR ganha destaque no IV Encontro Internacional dos Tribunais de Contas

Evento segue até dia 5 de dezembro com debates importantes sobre República, Democracia, Governança e Sustentabildade. – Fotos: Rebeca Bastos

O Comitê de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Contas de Roraima, lançado em outubro, foi destaque na Reunião do Comitê Técnico de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Rui Barbosa no IV CITC. A Conselheira Simone Souza, mais novo membro do comitê nacional, apresentou a boa prática.

A conselheira em sua apresentação destacou que o primeiro movimento foi mapear e identificar os servidores com deficiência ou aqueles responsáveis por pessoas com deficiência no quadro do TCE-RR. O processo foi formalizado com a assinatura de uma Portaria pelo então Conselheiro Presidente à época, instituindo oficialmente a comissão, culminando com a Resolução aprovada em Pleno em 11/12/2024.

“Eu vivencio também no dia a dia os desafios da acessibilidade e inclusão por conta do meu filho e me sinto muito honrada em fazer parte do Comitê do IRB, agora teremos força para buscar de fato as garantias de acessibilidade e inclusão começando pelos servidores do nosso tribunal, o que representa um marco para o TCERR, posicionando – o como agente de transformação social e um exemplo na busca pela cidadania plena”, disse.

Inclusão, Acessibilidade e Planejamento de Ações

Presidido pelo Procurador de Contas Sérgio Caribé, do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), o Comitê Técnico de Acessibilidade e Inclusão promoveu uma reunião voltada ao fortalecimento de sua rede de colaboração, iniciada com a apresentação dos novos integrantes. O grupo compartilhou boas práticas desenvolvidas em 2025, com destaque para iniciativas de inclusão institucional, capacitação e acessibilidade comunicacional realizadas pelos Tribunais de Contas.

Os participantes também participaram de uma escuta ativa, contribuindo com demandas, percepções e proposições para aprimorar as ações do Comitê. Entre os encaminhamentos, foram definidos os coordenadores que atuarão em 2026 e iniciado o alinhamento do calendário de atividades do próximo ciclo. A construção colaborativa reforça o compromisso do IRB com a consolidação de políticas inclusivas robustas e permanentes no Sistema de Controle Externo.

IV CITC

Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC acontece de 2 a 5 de dezembro no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).

Emanuele Pasqualotto

Veja também

Topo