
O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) registrou um avanço significativo na produtividade das Câmaras com a consolidação das sessões virtuais ao longo de 2025. De acordo com levantamento da Diretoria de Atividades Plenárias e Cartorárias (Diple), 74,56% dos processos apreciados neste ano foram julgados pelo modelo virtual, evidenciando ganhos diretos em celeridade, economicidade e modernização da rotina de trabalho do Tribunal.
Ao todo, 625 processos foram analisados pela Primeira e Segunda Câmaras em 2025. Desse total, 466 julgamentos ocorreram em ambiente virtual e 159 de forma presencial, comprovando o amadurecimento institucional do sistema implantado em novembro de 2024, que tornou o TCE-RR o primeiro Tribunal de Contas do Brasil a adotar o SEI Julgar.
As sessões do Tribunal Pleno continuam sendo realizadas exclusivamente de maneira presencial, tendo acumulado a presente data 22 sessões e 104 processos julgados ao longo do ano.
Celeridade e eficiência marcam o novo cenário das Câmaras
Para a diretora de Atividades Plenárias e Cartorárias, Maryjane Cavalcante, o desempenho das Câmaras evidencia que a adoção do formato virtual não apenas ampliou o volume de julgamentos, como também consolidou um novo padrão de eficiência alinhado às melhores práticas de gestão pública e controle externo.
Entre os avanços, ela destaca:
• maior agilidade na análise dos processos;
• otimização dos recursos humanos e tecnológicos;
• padronização de procedimentos;
• previsibilidade e organização das pautas;
• ampliação da transparência e rastreabilidade.
As Câmaras têm competência para julgar processos fundamentais ao controle das contas públicas como parecer prévio das contas de prefeitos, aposentadorias e pensões, atos de admissão de pessoal, licitações, contratos, denúncias e tomadas de contas.
Sistema virtual seguro, moderno e em constante evolução
O diretor de Tecnologia da Informação, Carlos Freire, destacou que os principais desafios para a consolidação das Câmaras Virtuais ao longo de sua implantação envolveram garantir o funcionamento em tempo real, manter a estabilidade do sistema para todos os usuários e assegurar o encerramento seguro das sessões. Esses obstáculos foram superados por meio de melhorias de performance, aperfeiçoamento do processamento de informações e criação de mecanismos que ampliam a confiabilidade da ferramenta.
Para 2026, estão previstas novas melhorias, entre elas:
• integração avançada com o SEI por API;
• validação automática de prazos processuais;
• aperfeiçoamento dos controles que impedem alterações indevidas na pauta;
• integração direta com os artigos do bloco de sessão;
• otimizações contínuas para aumentar a velocidade e estabilidade do sistema.

